quinta-feira, setembro 29, 2011

Restos mortais de Gruveta serão enterrados na Zambézia

Terá lugar amanhã o velório do general Bonifácio Gruveta Massamba que ontem perdeu a vida vítima de doença.

O velório terá lugar na capital do país onde será feita igualmente a última homenagem, antes de o corpo ser transladado para a província da Zambézia onde Gruveta vai repousar para sempre, na localidade de Namacata onde nasceu a 6 de Junho de 1942.

Bonifácio Gruveta ainda jovem ingressou na Frelimo, a 5 de Maio de 1963, um ano antes do início da luta armada de libertação nacional. Na luta armada de libertação nacional, Bonifácio Gruveta foi comandante das FPLM e chefe do campo educacional de Tunduru, na Tanzania. Chefe do Departamento do Comité Central para as organizações democráticas de massas, membro do Comité Central, estatuto que ostentou até à altura da sua morte, tendo começado desde o 2º Congresso da Frelimo.

Foi primeiro secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, membro do bureau político e fez parte do segundo grupo de guerrilheiros que, juntamente com Samora Machel, treinaram na Argélia.

Foi primeiro governador da Zambézia, sua terra natal, logo após a independência nacional em 1975. Gruveta também foi deputado da Assembleia da República desde 1994, pelo círculo eleitoral da Zambézia, sendo também parte dos 21 deputados da actual Comissão Permanente.

Até ontem,data da sua morte, Gruveta era membro do Conselho de Estado.

Fonte: O País online - 29.09.2011

3 comentários:

DLAT disse...

General Bonifacio Gruveta Massamba,nasceu em Domela aos 5 de Julho de 1942 e vem de uma familia de 13 irmaos na qual ele era o unico sobrevivente, deixou a familia ao 16 anos sem que nimguem soubesse e foi pra muito tempo como desaparecido no seio da familia para se juntar a Frente de Libertacao de Mocambique e so a familia voltara a ver quando ele aparecia pra 2 dias e dpois desaparecia como da primeira vez, mas tarde um dos sobrinhos (Filho da irma mais velha)e' que descobrio porque ele falava via radio d comunicacao altas horas da noite e bem tapado fingindo estar a dormir,ate o sobrinho pensava k era sonho do entao Bonifacio Gruveta k ele era militar das FPLM e vinha fazer reconhecimento no seio da Zambezia.destacou-se pela sua Bravura e conhecimento e ate fazia leitura do local so pela orientacao da lua, foi chefe de Francisco malhanga ate a sua morte em bagamoio,comandou varias frentes e ate na operacao No-Gordio samora estava sob seu comando,isso ate hoje nao foi mencionado no seios dos Camaradas,porque? nem na historia nao aparece,foi preciso alguns colegas em certas bebedeiras terem aberto para um pekeno guupo d jovens k ali estavao. A historia ainda vai mudar se nao mudar saberemos ainda mais coisas,O Livro d historias contam akilo k a FRELIMO acha k deve contar para o povo nao saber da verdade, muita pena k Bonifacio gruveta foi-se sem um livro mesmo porque nao podia fazer o tal de livro,era proibido ou tinha medo de ser abatido,porque no seio da FRELIMO quem fala de Mais e Abatido.
Mas Nos atraves de certos antigos combatentes descontentes(companheiros de trinxeira) ficamos a saber da grandesa desse k foi o grande comandante e temido no seio da propria FRELIMO ou respeitado pelos seus generais e como de sempre bem calado, protegeu muitos como fora o caso de David Alone,ex-governador portugues em Quelimane quando samora machel deu 24/20(fora do pais em 24h com 20kg somente). Foi ele kem Levou para as matas zambezianos tais como: Carlos Lobo,Cassimo,eduardo coloma,Alfredo Namitete,Felix Amane e muitos outros k nao pude mencionar. general Bonifacio Gruveta Massamba foi grande comandante e esteve em varias Frentes, ele proprio teve a oportunidade de estar com Ernesto Che-guevara nas matas(Pra quem nao sabia k Che-Guevara chegou ate a mocambique para ajudar na luta). Muito vira ainda por contar isto so e o principio.

Reflectindo disse...

Até pensei que Gruveta ficaria a descansar na Praca dos Heróis.

Reflectindo disse...

Notei que o comentário de UmBhalane não foi publicado. Suponho que tenha sido considerado spam e não sei porque.

Minhas sinceras desculpas.

Abraco