terça-feira, outubro 25, 2011

Esperadas 20 mil pessoas: Ilha de Moçambique fervilha às vésperas de acolher Festival “Omuhipiti”

Uma assistência estimada em vinte mil pessoas é esperada no festival Omuhipiti que terá lugar, de 28 à 30 do corrente mês, na cidade histórica da Ilha de Moçambique, um evento eminentemente cultural que, na presente edição, vai incluir, pela primeira vez actividades de carácter académico e desportivo para agitar ainda mais uma urbe já em avançado estado de degradação, no âmbito dos preparativos daquela festa que virou uma tradição.

Nos últimos dias, cresceu a procura de alojamento por parte dos turistas nacionais e estrangeiros que, de acordo com Amade Ismael, coordenador da comissão organizadora do festival Omuhipiti, manifestam grande interesse em assistir as actividades programadas, com realce para o espectáculo musical que conta, como figuras de cartaz, os artistas de renome como Marlene, Júlia Duarte e Valdemiro José.

De acordo, ainda, com a nossa fonte, o espectáculo musical, que contará igualmente, com exibições de artistas locais e da província de Nampula, vai acontecer no dia 29, ponto maior das festividades.

Nos três dias do festival estão programadas palestras sobre a vida e obra dos heróis da luta de libertação nacional, sendo o primeiro Presidente da República, Samora Machel, a figura que vai concentrar as atenções dos participantes.

Entretanto, outros assuntos de carácter social que inquietam os munícipes daquela cidade que foi a primeira capital do país serão objecto de análise colectiva, visando a sua equação. O abastecimento deficitário de água potável será um dos pontos focais nas palestras, a ser proferidos por académicos e técnicos afectos em diferente sectores de actividade, convidados para o efeito.

Declarada património histórico da humanidade há vinte anos, a Ilha de Moçambique é famosa pela sua gastronomia cujos pratos são considerados típicos daquela cidade. Amade Ismael revelou que a fortaleza, um local peculiar e atractivo, será transformada em aldeia gastronómica que contará com a presença, já confirmada, de várias expositoras idas de quase toda a província.

O festival Omuhipiti é dominado por manifestações de carácter cultural, mas na presente edição, a sexta desde que a iniciativa foi promovida, vai integrar jogos tradicionais e corrida de embarcações movidas a vela e a motor. Para atrair maior participação, a organização do evento estabeleceu prémios em valores monetários e materiais que serão atribuídos aos três primeiros classificados em cada uma daquelas modalidades desportivas referiu o interlocutor.

A Ilha de Moçambique está agora a atravessar uma fase interessante da sua história recente caracterizada por transformações em termos de infraestruturas sociais, culturais e económicas que emprestam à cidade um ambiente deveras cativante para a maioria dos turistas que ali afluem, pois que alguns fenómenos que os afastavam, como o fecalismo a céu aberto e a abundância de lixo, estão devidamente controlados.

Aliás, as ruas daquela cidade que é a mais antiga do país estão a beneficiar de obras de reabilitação à base de pavê, o que facilita a livre circulação de pessoas e bens. A ponte de acesso à parte insular da cidade, com quarto quilómetros de extensão e iluminação eléctrica, beneficiou de obras de reabilitação, que obedeceram três fases, apresenta-se, actualmente, como uma infra-estrutura que garante a travessia de veículos com um peso médio de três toneladas e de peões.

Fonte: Wamphula Fax - 24.10.2011

Sem comentários: