quarta-feira, outubro 19, 2011

Onde “mora” a verdade sobre a morte de Samora Machel?

“Houve um VOR falso que desviou o avião”

Joaquim Chissano - Ex-Presidente da República

O ex-presidente moçambicano, Joaquim Chissano, reconhece que tanto o seu governo como o de Armando Guebuza foram incapazes de apresentar, aos moçambicanos, provas concludentes do envolvimento do regime do Apartheid na morte de Samora.

“É verdade que não temos essas provas, mas, também, aqueles que dizem que foi um simples acidente não apresentam provas concretas. Nós baseamo-nos na convicção, na medida em que foi o regime do Apartheid a recusar-se a prosseguir com as investigações, facto que tornou a situação ainda mais suspeita. Foram eles que decifraram as caixas negras do avião, onde se ouve o piloto a perguntar ao navegador sobre a mudança de rumo e este a responder que o VOR assim indicava. A existir esse VOR e não sendo este o de Maputo, procurámos saber de onde era esse vor, que terá desviado o avião da sua rota. Essa questão nunca foi respondida pelo regime do Apartheid. É uma convicção que ficou pela recusa do regime do Apartheid em prosseguir com as investigações.”

Fonte: O País - 19.10.2011

5 comentários:

Dede disse...

Cadé a verdade!

Anónimo disse...

Nguiliche


A investigacao da morte de Samora Machel deve comecar por aqueles que tanto choram da sua morte, visto que sao tantos, mas ninguém acrescenta nada substancial, senao dizer que é uma perda irreparavel e que é obra do "appartheid"(que nem se pode defender).

Muna disse...

"O silêncio sepulcral só acompanha os crimes políticos. Quando um crime é político estabelece-se uma zona de obscuridade e de silêncio e ninguém sabe de nada". Historiador José Hermano Saraiva

Zicomo

Nelson disse...

"E se eu dissesse que Samora foi assassinado por gente do governo que agora finge que procura o culpado e que tudo bem planeado para que parecesse acidente e o caso fosse logo abafado"

Azagaia in "As mentiras da verdade"

Anónimo disse...

Já disse várias vezes , foi ordens de Salazar, da PIDE/DGS.