sábado, outubro 15, 2011

Uganda: Obama anuncia envio de 100 soldados para lutar contra rebeldes

Washington - O Presidente americano, Barack Obama, anunciou sexta-feira o envio de 100 soldados equipados para combate no Uganda a fim de ajudar a lutar contra os rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA), acusado de matar, sequestrar e violar milhares de pessoas em África.

"Estas forças agirão como assessoras de tropas amigas, que têm por objectivo eliminar do palco de batalha Joseph Kony e outros líderes do LRA", disse Obama, acrescentando que um pequeno grupo de soldados será mobilizado na quarta-feira e o resto no próximo mês.

"Embora as forças americanas estejam equipadas para o combate, os nossos soldados apenas darão informações, conselhos e assistência" a estes exércitos, disse o presidente.

Estes soldados também serão mobilizados em outros países vizinhos onde a LRA está presente.

No dia 04 de Outubro, o responsável para a região de África do exército americano, o general Carter Ham, afirmou que Kony, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra e contra a humanidade, encontra-se "provavelmente" na África Central.

O LRA, conhecido por ser uma das guerrilhas mais brutais do mundo, está activa desde 1988 no norte de Uganda, mas desde 2005 os seus combatentes estão instalados no extremo nordeste da República Democrática do Congo (RDC), assim como na África do Sul e no Sudão do Sul.

Fonte: Angola press - 15.10.2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Nguiliche,

...obrigado Obama, o mundo, em particular africa, precisa de arbito. Mas Musevene deve abandonar o poder. Chega!