segunda-feira, novembro 28, 2011

Bélgica bloqueia fundos consagrados à Ajuda Pública ao Desenvolvimento

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Bélgica vai bloquear em 2012 os fundos consagrados à Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), no quadro das medidas orçamentais decididas pelos negociadores da futura coligação governamental para economizar 11 biliões 300 milhões de euros, e permitir à Bélgica respeitar o pacto de estabilidade da União Europeia (UE) que impõe um défice não superior a três porcento do Produto Interno Bruto (PIB).
O acordo orçamental foi anunciado domingo pelo líder do Partido Socialista (PS), Elio Di Rupo, que dirige as negociações com vista à formação do futuro Governo belga.
Para os observadores políticos, esta decisão exige que a Bélgica renuncie ao objetivo de 0,7 porcento do orçamento consagrado à Ajuda Pública ao Desenvolvivmento, objetivo a que se comprometeu o Governo cessante.
O bloqueio dos fundos consagrados à ajuda ao desenvolvimento vai sobretudo penalizar a RD Congo, principal país beneficiário da APD da Bélgica.
Os negociadores belgas chegaram a um acordo sobre o orçamento depois de a agência de notação Standars & Poors decidir degragar a nota de solvabilidade da Bélgica de AA+ para AA, a nota máxima sendo de AAA (triplo A).

Fonte: Panapress - 28.11.2011

Sem comentários: