terça-feira, novembro 22, 2011

Crocodilo com duas gravatas ao redor do pescoço está a criar pânico em Memba (Nampula)

Um crocodilo, cujas origens se supõe sejam da chamada magia negra está a aterrorizar, de algum tempo a esta parte, a população que vive nas margens do rio Meculumba, no posto administrativo de Mazua, distrito de Memba, em Nampula, onde três pessoas morreram depois que foram mordidas pelo réptil, além de outras duas que, pelas mesma razão, contraíram ferimentos graves.

O caso, que está a agitar as populações da zona, foram confirmadas ao jornal Notícias por Orlando Sabonete, director dos serviços distritais de actividades económicas naquela região.

Segundo o jornal, o crocodilo de Mazua tem sido visto frequentemente no interior das águas ou margens do rio Meculumba com pedaços de panos branco e vermelho no pescoço, só se alimentando da carne de pessoas que ele ataca quando tentam atravessar para outra margem do curso de agua, a fim de praticar a agricultura, buscar água incluindo lavar a roupa e utensílios domésticos.

De Abril do presente ano a esta parte, cinco pessoas foram atacadas pelo crocodilo, sendo que três vieram a perder a vida, segundo a fonte do Notícias, baseada no testemunho de parentes das vítimas. Dos feridos, salientar que contraíram deficiência física permanente, estando neste momento a beneficiar de apoios assegurados pelo Governo para pessoas deficientes.

Numa acção coordenada, levada a cabo pelos técnicos dos serviços distritais de actividade económica e do comando local da Polícia da República de Moçambique em Memba visando o abate do animal, não surtiu os efeitos desejados “pois, apesar de termos usado um cão como isca para trazer o crocodilo à superfície, ele não saiu do rio ou da toca onde supostamente possa estar escondido, o que não é normal.” - disse Orlando Sabonete.

Este assunto está a merecer uma análise especial por parte do Governo do distrito de Memba que deliberou que seja encontrada uma solução junto da comunidade de Mazua, que tem experiências acumuladas sobre os mecanismos a recorrer, visando ultrapassar uma situação semelhante.

Com efeito, foi solicitado o auxilio dos médicos tradicionais de Mazua para, segundo o interlocutor, desactivar todos os prováveis segredos da vida do crocodilo, facto que vai estimular a população a praticar a agricultura nas margens do rio Meculumba, com terras férteis.

Fonte: Rádio Mocambique - 22.11.2011

Reflectindo: De Abril até cá o crocodilo atacou cinco pessoas. Sem eu querer refutar que o crocodilo tenha atacado cinco pessoas, julgo alguma contagem que não corresponda com a verdade. Estive na mesma zona (minha terra natal) desde os fins de Junho e todo o mês de Julho e ninguém partilhou comigo a notícia.

2 comentários:

Heyden disse...

Um croc com duas gravatas concerteza este deve ter tambem um cel guardado nas barbatanas. So resta saber o numero dele, 82 ou 84.

Hey disse...

Eh, Australia tambem tem muitos croc mortais. Nao ha mes que nao morre alguem com croc ou tubarao.