segunda-feira, novembro 14, 2011

Eleições autárquicas intercalares: Recenseados mais de 18 mil novos eleitores

Pouco mais de dezoito mil novos eleitores foram inscritos durante a actualização do Recenseamento Eleitoral com vista às eleições intercalares de 07 de Dezembro nos municípios de Cuamba (Niassa), Pemba (Cabo Delgado) e Quelimane (Zambézia).

Segundo o jornal Notícias citando dados facultados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, destas inscrições, a Cidade de Quelimane foi a que registou maior número de novos eleitores – 10.052, o que corresponde a mais de 100 porcento do previsto, uma vez que as previsões iniciais apontavam para um universo de 8.098 novos eleitores; seguida de Pemba, que também ultrapassou as previsões iniciais ao inscrever 6.491, contra os 5.969 previstas e de Cuamba, com o registo de 2.065, do universo previsto de 2.518.

Estes dados deverão ser homologados e oficialmente divulgados ainda esta semana, o que elevará significativamente o universo de eleitores de cada uma destas autarquias. Actualmente, o município de Quelimane tem inscritos nos cadernos eleitorais um total de 134.545 eleitores; Pemba possui um universo de 88.011 cidadãos com capacidade activa de votar e serem votados e a autarquia de Cuamba tem inscritos 45.898 eleitores.

Entretanto, no Sábado, foram oficialmente divulgados os locais onde vai decorrer a votação nos três municípios que vão acolher as eleições intercalares de 07 de Dezembro.
Com efeito, um total de 249 mesas de assembleias de voto vão ser instaladas, na sua maioria, em escolas e outros lugares que no passado acolheram este tipo de actividades.
Assim, na autarquia de Quelimane, por sinal a maior em termos territoriais e de cidadãos eleitores, vão funcionar 141 mesas de assembleias de voto; enquanto em Pemba vão ser instaladas 95 assembleias de voto e em Cuamba 53 destas unidades.

De acordo com o director de Operações do STAE, Mário Ernesto, em cada uma destas mesas irão trabalhar cinco elementos, o que faz com que o organismo eleitoral projecte a capacitação de pelo menos 1500 membros das mesas de assembleias de voto.

Aliás, segundo a fonte, arranca já esta semana o curso de capacitação dos 70 candidatos a formadores provinciais de membros das assembleias de voto, elementos que depois se encarregarão de proceder à formação dos cerca de 1500 cidadãos que vão trabalhar directamente nos locais de votação.

A formação destes elementos vai decorrer nas autarquias de Cuamba, Pemba e Quelimane entre os dias 25 de Novembro e 1 de Dezembro próximos.
A propósito destas formações, o STAE tem já em mãos todos os materiais necessários para o efeito, incluindo para treinamento prático dos beneficiários.

Fonte: Rádio Mocambique - 14.11.2011

Sem comentários: