segunda-feira, novembro 14, 2011

Ex-jíder juvenil do ANC nega odiar Brancos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O ex-líder da Liga dos Jovens do Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, rejeitou qualquer ódio contra os Brancos, sublinhando que eles tinham a sua contribuição a dar à África do Sul.

Julius Malema, de 30 anos, afirmou ser incompreendido, alguns dias após a sua suspensão do partido no poder na África do Sul pelo Comité de Disciplina por alegadamente provocar sérias divisões e desprestigiar o ANC.

Numa entrevista concedida ao programa “Carta Branca”, o líder político indicou que os Sul-Africanos brancos deviam cessar de considerar as suas declarações como ataques contra eles, pois, disse, ele apenas denuncia «o monopólio do capital pelos Brancos ».

Julius Malema, que tinha sido apresentado precedentemente pelo Presidente Jacob Zuma como futuro Presidente, foi interrogado sobre as suas ambições de tornar-se chefe de Estado e ele respondeu negativamente.

Ele afirmou a sua intenção de interpor recurso contra qualquer decisão desfavorável do Comité Disciplinar Nacional e prometeu, em caso de fracasso, recorrer ao Comité Nacional Executivo do ANC, e, se for preciso, enviar uma petição à Conferência Nacional do ANC – a mais alta instância de decisão deste partido.

« Nunca processarei o ANC na justiça… Se o recurso fracassar, será o fim da minha carreira política”, concluiu Malema.

Os partidos da oposição e a imprensa saudaram a decisão do ANC de suspender Malema, alegando que ele provocou graves divisões no seio da sociedade sul-africana.

Fonte: Panapress - 14.11.2011

Sem comentários: