segunda-feira, novembro 28, 2011

Gambiana e Tanzaniano favoritos para procurador do TPI

A antiga ministra gambiana da Justiça, Fatou Bensouda, e o Tanzaniano Mohamed Chande Othman lideram a lista dos quatro candidatos selecionados para o cargo de procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), revelaram nesta sexta-feira à PANA fontes da juridição onusina.

Segundo estas fontes, os Estados Partes do TPI recentemente reunidos em Nova Iorque parecem ter-se comprometido a encontrar um candidato de consenso para o cargo. Na sua maioria, eles apoiam Bensouda e Othman.
« O prazo para as nomeações ao cargo de procurador do TPI foi alargado de 25 para 30 de novembro corrente para dar aos Estados mais tempo de chegar a um consenso sobre um dos dois favoritos », declarou num comunicado a Coligação para o TPI, que compreende duas mil 500 organizações de defesa dos direitos humanos no mundo.
Em conformidade com o «Estatuto de Roma», o tratado fundador que cria o TPI, o mandato do primeiro procurador do TPI, Luis Moreno-Ocampo, expira em junho 2012 e não pode ser renovado.
Se não for decidida nenhuma redução do mandato no momento da eleição, o seu sucessor será eleito para um mandato de nove anos.

Fonte: Panapress - 25.11.2011

2 comentários:

Tomás Queface disse...

Estão esta é a única cadeira de chefia que colocam a disposição dos africanos. Porquê não o Conselho de Segurança da ONU?

Reflectindo disse...

Eu também questiono isso, Tomás. Mas penso que falas de no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente e com direito a veto. Portanto, lá onde está o verdadeiro poder e que nenhum país africano faz parte.