terça-feira, novembro 08, 2011

Manuel de Araújo demite-se do CEMO para se dedicar à vida política

Candidato do MDM a Quelimane prepara terreno.

Como que a antecipar a campanha, De Araújo demitiu-se, alegadamente para evitar conflitos de interesse.
O candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) às eleições intercalares em Quelimane, Manuel de Araújo, demitiu-se do cargo de presidente do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), para se dedicar à vida política.

Com a sua renúncia ao cargo, Manuel de Araújo diz que pretende evitar conflitos de interesses, uma vez que o CEMO é uma organização que congrega pessoas de todas as cores partidárias e outras apartidárias.

“No CEMO, existem membros que são da Renamo, do MDM e outros que são quadros ou simpatizantes da Frelimo. e eu acho que não faz sentido continuar a dirigir uma organização de cariz apartidário, depois de abraçar o desafio de uma determinada orientação ideológica”, disse Manuel de Araújo, além de que, “neste momento, na vida pessoal, novos desafios se colocam pela frente(...). fui convidado a concorrer ao cargo de presidente do município de Quelimane, a cidade que me viu nascer, e a minha permanência no cargo de presidente do CEMO podia configurar uma situação acentuada de conflito de interesses”.

Na verdade, de Araújo defende que a acção visa satisfazer a necessidade de preservar o bom nome e os interesses das duas instituições.

Mesmo depois de os restantes membros do CEMO se mostrarem contra a sua demissão, este disse que decidiu seguir a sua consciência. “Os membros de direcção, realmente, não concordaram com a ideia, mas eu senti que a minha consciência não me deixava permanecer aqui. Isto é pelo bem das duas instituições”, afirmou.

Daqui para Frente, Manuel de Araújo pretende dedicar-se à vida política e só pensa numa coisa: lutar para a ganhar Quelimane nas próximas autárquicas. “Desde o dia em que apresentámos a nossa candidatura, começámos a trabalhar afincadamente no município de Quelimane. Neste momento, estamos a fazer uma pré-campanha, onde interagimos com os munícipes nos mercados, de casa em casa e de todas as formas, para lhes fazer chegar a nossa intenção com a candidatura”, explicou.

Tornar Quelimane a capital política

Num outro desenvolvimento, De Araújo disse estar a trabalhar para que Quelimane se torne o centro das atenções da política nacional. Aliás, diz já estar a meio desse objectivo, uma vez que “a Frelimo está a mudar-se para Quelimane(...). A presidente da Assembleia da República quase que vive em Quelimane; o secretário-geral da Frelimo também; os jovens da Frelimo, a OJM, também estão a mobilizar-se para comemorar dia da sua organização em Quelimane; e ainda haverá mais quadros seniores da Frelimo a ir viver para Quelimane”, sublinhou a fonte, asseverando que “neste momento, todas as atenções deste partido estão virados para Quelimane, e claramente esta cidade está a tornar-se a nova capital política do país”.

Fonte: O País - 09.11.2011

6 comentários:

Anónimo disse...

...Nguiliche

A sua vitoria está dependente dos seguimentos elementos

1- Fiscalizacao; comportamento dos fiscais para evitar criar pretestos de detencao e posterior enchimento de urnas.
2- Discurso- A Frelimo vai dar tudo, até aquilo nao tem aos Quelimanenses para convence-los a votar no seu candidato, fazendo-os de mulheres de rua, que o homem paga para gozar. A frelimo vai tentar "pagar" os votantes, fazer-lhes de discartáveis.
3- Logistica; acompanhamento dos fiscais, aprovisionamento de refeicoes; recolha de editais a tempo(nao esperar que o fiscal de mesa traga o edital).
4- Já é presidente do Municipio de Quelimane.

obs: Seria bom se a CNE informasse por escrito a todos os candidatos sobre a localizacao e numero de mesas de votos.

Anónimo disse...

Nguiliche

ERRATA. "seguimentos" ler "seguintes"

Muna disse...

Coerente.

A coerência é coisa que aprecio nos homens.

Quanto ao resto, os compêndios estão grávidos de teorias. É só usar e pô-las em prática.

Conselho: dormir de coelho, com os olhos sempre abertos.

O meu amigo Fijamo Jr., deve ser o fiscal de linhas.

Zicomo

Nelson disse...

"não faz sentido continuar a dirigir uma organização de cariz apartidário, depois de abraçar o desafio de uma determinada orientação ideológica"

Alguém questionou se na altura em que era deputado da Assembleia da República pela renamo e simultaneamente presidente do CEMO, M.A não havia abraçado "uma determinada orientação ideológica" ou se não havia riscos de conflitos de interesse.

Reflectindo disse...

Caro Nelson, sendo o caso como questionas, melhor tarde que nunca.
Porém, eu não penso assim. A questão é que o CEMO foi fundado nos últimos anos (2008) e ele sendo um dos fundadores e dos principais fomentadores da iniciativa, passou a dirigi-lo... Talvez até valeu que ele o dirigisse. E agora vale que ele não o tenha transformado em propriedade privada. Gostei. É exemplar.
Por outro lado, nas condicões actuais Manuel Araújo permaneceria como director, só se tomasse o CEMO como uma propriedade privada. Ora, neste momento de campanha, Araújo tem que se dedicar à Cidade de Quelimane. E se for eleito, o desafio é ainda grande. Ele pode ter pensado em não prejudicar o CEMO. É exemplar.

Monica disse...

Queria em meu nome pessoal e o de todos quelimanenses estejam na diaspora, em Moz ou mesmo em quelimane;dar minha força ao candidato as presidenciais autarquicas, Manuel de Araujo. Espero que se recorde de mim , mas a força e o desejo de lhe ver no comando do municipio que tanto sofreu na mao dos auto falantes,é tao grande. Força.força.....

De Cape Tawn, RSA
Aquele abraço
Manuel Monica