quarta-feira, novembro 09, 2011

Quando um partido faz da mentira um modus operandi

Uma entrevista importante com os deputados Damião José da Frelimo e Gânia Mussagy da Renamo a escutar aqui.

Frelimo garante que o Estado não está partidarizado e ignora oposição
A Renamo acusa a Frelimo de pretender perpetuar a injustiça social na função pública e de estar a fazer o país regressar ao sistema de partido único

A Assembleia da República de Moçambique aprovou, esta semana, na generalidade, a Lei Base de Organização da Administração do Pública, apenas com voto maioritário da Frelimo. Segundo o Governo, esta lei vem clarificar a estrutura das instituições do Estado, sua organização, funcionamento e, sobretudo, os mecanismos de fiscalização. Mas, a oposição discorda e votou contra.

A Renamo, o maior partido da oposição com assento parlamentar, acusa a Frelimo de pretender perpetuar a injustiça social na função pública e de estar a fazer o país regressar ao sistema de partido único.

No Parlamento, a Frelimo não aceitou a inclusão de um artigo proposto pela Renamo, referindo-se especificamente à despartidarização do Estado e criminalizando a instalação de células partidárias nas instituições públicas.

Damião José, porta-voz parlamentar da Frelimo, em entrevista à VOA, nega que as instituições do Estado estejam partidarizadas e argumenta que a presença de militantes do seu partido se deve apenas à sua popularidade, negando a existência qualquer tipo de discriminação nos organismos oficiais.

A deputada Gania Mussagy, da Renamo, que participou no debate ao nível da Assembleia da República, reafirma que o aparelho de Estado está partidarizado pela Frelimo, sendo de notar que os funcionários que não são do partido do governo são discriminados na progressão das suas carreiras profissionais.

Fonte: Voz da América - 09.11.2011

Reflectindo: Negando o que é visível e conhecido por todos, fica claro que tudo que se suspeite que esse partido fez e faz, é um acto consumado. Eu não sei qual será a fórmula que fará com que as células da Frelimo sejam removidas nas instituicões públicas, duma vez para sempre.

Sem comentários: