segunda-feira, novembro 28, 2011

Tribo berbere da Líbia protesta contra sua exclusão do novo Governo

Tripoli, Líbia (PANA) – Os membros da tribo Amazighs (Berberes) da Líbia organizaram, domingo, em Tripoli, uma manifestação pacífica para protestar contra o que eles qualificaram de “marginalização” por não terem sido implicados no Governo de transição formado pelo primeiro-ministro, Abdelrahim Al-Kib.

Os manifestantes vindos das cidades de Yfrane, Jadou, Al-Gala, Nalout, Kabou e Zwara (oeste do país) deslocaram-se, após uma concentração no Largo dos Mártires em Tripoli, para a sede do Governo, pronunciando slogans que sublinham a unidade da Líbia, informa a nova Agência Líbia de Notícias « LNA, Libyan News Agency".

Os manifestantes brandiam a bandeira da independência e a insígnia dos Amazighs, bem como cartazes nos quais se podia ler, entre outras inscrições, “Não estamos interessados pelos cargos nem pelos empregos », « A legalidade em primeiro lugar », « Al-Kib, as pressões na composição do Governo não devem fazer-se em detrimento dos direitos históricos e legítimos dos Amazighs ».

O primeiro-ministro do Governo de transição, Abdelrahim Al-Kib, dirigiu-se aos manifestantes dizendo-lhes que « os Amazighs são considerados como sendo uma parte integrante e indivisível da Líbia ».

« O sangue dos Amazighs corre nas nossas veias, todos os Amazighs líbios de Yfrane, Kabou, Jadou bem como os Tuaregues e Toubous de todas as regiões da Líbia fazem parte da sociedade líbia », indicou.

Fonte: Panapress - 28.11.2011

Sem comentários: