segunda-feira, dezembro 12, 2011

Botswana: PR Ian Khama critica atitude de África sobre o TPI

Nova Iorque - O presidente do Botswana Ian Khama criticou os chefes de Estado africanos que se recusam a cooperar com o Tribunal penal internacional (TPI), acusando-os de colocar o continente negro “ no mau lado da história”.
Durante um discurso pronunciado na reunião anual do TPI em Nova Iorque, Khama criticou particularmente a decisão da União africana (UA) esse ano de se opor aos mandatos de captura emitidos contra o antigo líder líbio Muammar Kadhafi e de outros dirigentes africanos.
“Essa decisão é um sério revés na batalha contra a impunidade em África e sabota os esforços de se opor aos crimes de guerra cometidos por alguns dirigentes desse continente.
“Uma tal atitude coloca a África no mau lado da história. É uma traição às vítimas inocentes de tais crimes”, indicou o presidente do Botswana.
A África contém mais Estados membros no TPI que toda outra região do mundo com 33 dos 120 signatários, e todos os assuntos em curso no TPI estão ligados a África. Numerosos dirigentes africanos estimam que o continente africano é injustamente tido como alvo.
“Noto com remorso que durante uma recente cimeira em Malabo, na Guiné- Equatorial, em Junho de 2011, a União africana decidiu formalmente não cooperar com o TPI a propósito da inculpação e dos mandatos de captura contra alguns dirigentes”, disse Khama.
“Estou consciente da percepção (em África) que o TPI toma injustamente como alvo os países africanos”, afirmou.
“A realidade é que os abusos enormes dos direitos do Homem e outros crimes graves que merecem a atenção do TPI são e continuam a ser cometidos em África. E na maioria das situações, são os africanos mesmo que solicitam a intervenção do TPI”, disse.
Para além de Kadhafi, o TPI emitiu um mandato de captura contra o presidente sudanês Omar el-Bchir. O antigo presidente da Côte d’Ivoire Laurent Gbagbo está actualmente preso na sede do TPI em Haia.

Fonte: Angola press - 12.12.2011

3 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

I have liked your position. Your the one. Before thought South Africa would make a difference, but is proved that we were wrong, SA is also in pot.

Anónimo disse...

Nguiliche

I have liked your position. Your the one. Before thought South Africa would make a difference, but is proved that we were wrong, SA is also in pot.

Reflectindo disse...

Vale-nos que temos na região o Botswana. De facto, este país faz diferenca.