segunda-feira, dezembro 05, 2011

Na minha cidade natal, se pudesse votar, votava Manuel de Araujo.

João Carlos Trindade

Já defendi essa filosofia, mas o seu tempo de validade esgotou-se. O "Partido da Independência" já não é este, com o devido respeito. Aquele "Partido da Independência" que mereceu a nossa admiração e total apoio (onde muitos, como eu próprio, militámos) não faria uma campanha tão vazia de propostas e de soluções nem de tão baixo nível como se viu nestes dias. Porquê, então, continuar a dar o benefício da dúvida à orientação política hoje dominante e não dá-la a um jovem candidato que tem formação e quer mostrar serviço? Atenção, que estamos a falar de eleições municipais e não legislativas, nem presidenciais... Se o candidato não responder às suas promessas e não pautar a sua gestão por princípios de ética, de respeito pelo "outro", de participação democrática e cidadania activa, de salvaguarda dos interesses dos mais desfavorecidos - que é o que os quelimanenses dele esperam -, então o eleitorado cá estará nas próximas eleições para o castigar nas urnas...

Replica do Paul Fauvet

Votar MDM? Nunca! Conheco Manuel de Araujo e Maria Moreno e considero que eles sao pessoas inteligentes e simpaticos, e sem duvida querem o melhor para os seus municipios. Mas isso nao e' suficiente para um voto consciente. Quando eu oico o lider do partido, Daviz Simango, sempre a atacar "os comunistas" (e, apesar de tudo, eu continuo a ser comunista), nao tenho duvidas que isso e' um partido de direita. E eu nao voto na direita. Sim, a campanha da Frelimo era muito negativa e arrogante, com aspectos absurdos (a questao da familia de Manuel de Araujo, por exemplo). Mas, no fim do dia, temos de votar politiicamente, com as nossas cabecas e nao com as nossas coracoes. E' triste - votar para a Frelimo porque as alternativas sao bem piores, mas e' o problema que a esquerda tem em grande parte do mundo. Na minha terra natal, votamos para o Partido Tabalhista, nao porque acreditamos que os Srs Blair, Brown ou Miliband vao trazer milagres, mas porque sabemos que os conservadores de David Cameron sao os inimigos do povo trabalhador.

Rebate de João Carlos Trindade

Eu compreendo e respeito a tua posição, Paul Fauvet, mas não me parece que os contextos europeu e moçambicano sejam, neste caso particular, comparáveis. Eu também me considero politicamente identificado com os valores da esquerda, e a minha escolha é consciente, não muda ao sabor do vento... Quem assumiu essa mudança parece ter sido o "nosso" Partido, a partir do 5º Congresso. Embora esteja ainda filiado na família da Internacional Socialista, não encontro, nem na sua doutrina nem na sua prática políticas, nada que se possa identificar com a ideia de socialismo... Cada vez está mais longe disso... É verdade que ainda há gente de esquerda e socialista no seio do Partido, mas é por demais evidente que é uma minoria completamente manietada e sem poder de influenciar o rumo e as grandes decisões políticas... Por isso, deixar de votar num candidato apoiado pelo MDM é um acto tanto ou mais "de direita" do que votar em Lourenço Aboobakar (ou acreditas que este não teria o mesmo discurso anti-comunista de Deviz Simango?)... O primeiro merece, pelo menos, o benefício da dúvida. É jovem, tem formação, uma evidente base ampla de apoio e enfrentou com coragem uma máquina político-partidária incomensuravelmente superior que, ainda por cima, não respeitou com lisura as "regras do jogo"... Atenção, volto a sublinhar, como num post anterior: estamos a tratar de eleições municipais para uma cidade (por sinal, a minha cidade natal), não de eleições legislativas ou municipais. Mais do que em qualquer outra, aqui vota-se em pessoas, não em partidos...

Fonte: Mural (Facebook) de Adgar Barroso - 05.12.2011

3 comentários:

Anónimo disse...

PORQUE E QUE AS PESSOAS ESTAS ELEICOES E NAO A SUA CAUSA. O PORQUE DESTAS ELEICOES. ORA VEJAMOS O GLORIOSO PARTIDO FRELIMO QUE E O MEU PARTIDO PRETENDIA A PENAS EXERCITAR O SEU BATALHAO PARA PROXIMO EMBANTE ELEITORAL EM 2014, SO QUE DEU NO QUE DEU, ACABOU PEGANDO FOGO E SO NOS RESTA MOSTRAR A NOSSA TENACIDADE ATE A VITORIA QUE SEMPRE FOI NOSSA FONTE DE INSPIRACAO E VAMOS MOSTRAR ISSO AMANHA! AVANTE CAMARADAS!

XAMUNORWA

Anónimo disse...

PORQUE E QUE AS PESSOAS ESTAS ELEICOES E NAO A SUA CAUSA. O PORQUE DESTAS ELEICOES. ORA VEJAMOS O GLORIOSO PARTIDO FRELIMO QUE E O MEU PARTIDO PRETENDIA A PENAS EXERCITAR O SEU BATALHAO PARA PROXIMO EMBANTE ELEITORAL EM 2014, SO QUE DEU NO QUE DEU, ACABOU PEGANDO FOGO E SO NOS RESTA MOSTRAR A NOSSA TENACIDADE ATE A VITORIA QUE SEMPRE FOI NOSSA FONTE DE INSPIRACAO E VAMOS MOSTRAR ISSO AMANHA! AVANTE CAMARADAS!

XAMUNORWA

Anónimo disse...

Os machuabos tiveram uma oportunidade soberana de mudar as coisas. Se nao mudarem, entao que assumam as cosenquecias. Escravatura ou liberdade. Cabe aos maquelimanenses.
Nos nao estamos em Quelimane, mas estamos solidarios com voces que mudem o rumo das coisas para o vosso bem.
Votem consciencia no lugar