quarta-feira, janeiro 11, 2012

O canto do “galo” soou mais alto do que a voz do edil na escolha de vereadores em Quelimane

Esta Terça-feira, o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, empossou cinco dos oito Vereadores para os diversos pelouros constituídos naquela autarquia. Olhando pela forma como as vereações foram constituídas, pode-se ver que deve ter sido usado ou copiado o modelo da autarquia da Beira, onde Daviz Simango é edil e presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Ora, das caras que tomaram posse, esta Terça-feira, apenas uma é que vem de fora. Trata-se de Almeida Colaço, mais conhecido nos meandros desportivos, por Guinda, que assumiu o pelouro de Juventude, Desporto e Cultura.
Conforme foi confidenciado ao DZ, não foi fácil encontrar caras para os pelouros e soube-se, de fontes, que houve uma reunião que foi até altas horas da noite, onde o edil Manuel de Araújo, perante a cúpula do partido MDM, teve que apresentar o perfil de cada um.
Mas no final do dia, pesou mais, claro, até aqui, embora sabendo que faltam ainda três vereações, o canto do galo soou mais alto do que as convicções do edil.
Enfim, na política joga-se assim. Mas então, quem são estes senhores Vereadores que Manuel de Araújo trouxe ao público? Veja a seguir o perfil de cada um destes vereadores que agora passam ao CMQ.
José Horácio Lobo (Vereador para área de Planificação e Desenvolvimento Autárquico). Este é membro fundador do MDM e pertence a Comissão Política Nacional daquele partido. Antes da criação do MDM, ele esteve na Renamo e foi chefe da bancada do partido de Afonso Dhlakama na Assembleia Municipal de Quelimane.
Técnico bancário de profissão, ora reformado e tem 54 anos de idade, casado. Lobo, como é conhecido na praça pública, foi apoiante nato da campanha que conduziu Araújo ao município de Quelimane. Aliás, não tinha como não o fazer, porque ele é membro da Comissão Política Nacional.
E não só, Lobo é também tido como o homem que escolheu Manuel de Araújo para ser candidato para a edilidade de Quelimane, visto que também Luís Boavida, actual Secretário-geral do partido, via-se como um homem capaz para dar seguimento ao destino da edilidade.
Hoje, Lobo, chegou ao poder como Vereador. Mas o edil, já deu o aviso que posteriormente, o leitor poderá ver.
Joaquim Uaheque Maloa. Este foi indicado para a Vereação de Meio Ambiente, Saneamento, Jardins e Cemitérios. Maloa é professor há 32 anos e actualmente lecciona na EPC de Icidua. Aos 51 anos de idade, Maloa chega ao cargo de Vereador.
Politicamente, o vereador pertence ao MDM, e faz parte dos membros fundadores daquele partido. Já esteve na Renamo, dai “saltou” para o MDM.
Durante a campanha eleitoral, Maloa foi director do gabinete do candidato, na companhia doutros colegas seus. Não há muita coisa a dizer sobre este homem, porque também não se pode inventar.
Zaida José Milato, única mulher até aqui indicada para o cargo de Vereadora para a área da Educação, Saúde, Mulher e Acção Social. Zaida é licenciada em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica, delegação de Quelimane, em 2009.
Com os seus 36 anos, Zaida Milato, chegou ao município para ver e trabalhar num sector tão sensível. Politicamente, a vereadora, única mulher até agora, faz parte também do MDM e desempenha as funções de chefe nacional dos assuntos exteriores do partido de Daviz Simango.
Vive maritalmente já há anos e durante a campanha esteve sempre, lado a lado, com as mulheres.
Moisés Jaime Ofinar. Um jovem de 32 anos de idade e que em termos profissionais é assistente administrativo desde 2006. Neste momento trabalha no Hospital Provincial de Quelimane.
Nesta corrida, Manuel de Araújo chamou ao Moisés para estar na Vereação da Indústria, Comércio, Turismo, Mercados e Feiras.
Significa isso, uma responsabilidade para um técnico administrativo, que só com uma pequena “soneca”, a caravana passa e ele fica a dormir. O seu perfil político, resume-se neste momento numa única vertente. Ele é o delegado político do MDM na cidade de Quelimane, mais nada.
Almeida Manuel Colaço, mais conhecido no país por Guinda. Este é o único nome até agora vindo de fora, cujos créditos já foram firmados. Guinda, como assim é conhecido foi formado como técnico médio de educação física e desportos, pelo Instituto Nacional de Educação Física, isso em 2003.
De lá para cá, o “mister Guinda”, deu muitas glórias a província no concernente ao desporto, No festival dos jogos escolares realizado em Inhambane (2005), Guinda fez despontar talentos que estavam escondidos na província.
Exemplo disso, são os irmãos Matos, os filhos do edil cessante. Dai, em quase todos festivais, este homem tido como “homem de desporto”, sempre conseguiu aglutinar desportistas ao seu favor, dai que Araújo na piscou olhos e muito menos teve duvidas.
Mas isso não basta, resta ao visado mostrar que é capaz, diante dos munícipes. Guinda, actualmente é secretário-geral da Associação Provincial de Futebol da Zambézia, para além de estar a frequentar o ensino superior de Educação Física e Desporto, na UP-Quelimane, já no seu segundo ano.
Também lecciona a disciplina de Educação Física na Escola Secundária de Coalane. Politicamente, não se vê Guinda a correr atrás de camisolas partidárias. O seu tempo livre tem se ocupado mais em busca de novos talentos.
Muita coisa este jovem tem pela frente, sobretudo, para uma província onde o Moçambola “fugiu” há anos, mesmo com tantas promessas feitas pelo chefe máximo da província nos últimos dois, anos, não houve resultados.
Os recados do presidente aos empossados
Neste rol, não se pode esquecer aquele atraso de quase 1 hora verificado no acto da tomada de posse, que tinha sido marcada para as 9h, mas chegada a hora, não havia ninguém, isto é quer o edil, assim como as pessoas que deveriam tomar posse. Mas disso lá iremos.
Quando todos assinaram o auto de posse, Manuel de Araújo, com uma taça de champanhe nas mãos, não perdeu a ocasião de deixar um aviso aos empossados.
O edil disse de boca cheia que os Vereadores devem saber de uma vez por todas que estão ao serviço dos munícipes, independente das suas cores partidárias, dai que exige-se respeito. Araújo voltou ao seu discurso habitual, segundo o qual “temos que acabar com a corrupção no município de Quelimane”.
E disse mais “aqueles que pensam que vão enriquecer aqui, esqueçam, então que procurem outra casa, outro sector para lá irem, aqui não”, disse o edil de Quelimane.
E mais, perante todos os presentes, o edil de Quelimane, recordou que ele é que foi eleito, num sinal claro de que os restantes, poderão, caso não demonstrem trabalho, irem a rua. Estas palavras do edil podem pesar olhando como é que a estrutura foi constituída. Mas o tempo dirá tudo.
“Precisamos de lubrificar a máquina municipal”
A cerimónia teve uma hora de atraso porque os documentos do acto não estavam prontos. Quando ficaram prontos e vieram para a sala, estavam cheios de erros. Foi dai que, quando se dirigia aos presentes, o edil teve quase que “ajoelhar” para pedir desculpas, para depois explicar que “este atraso registado, revela que a máquina municipal está enferrujada e precisa de uma lubrificação urgente”, disse, para depois prometer que isso não tardará.
Fontes próximas indicaram que afinal, o processo todo esteve nas mãos do assessor Realdo Dias, que tanto deu voltas, o que resultou no atraso da cerimónia.
Refira-se que faltam ainda três vereadores para os pelouros de Administração e Finanças, Infraestruturas e habitação e Polícia Municipal, Fiscalização e Transporte.
Estes pelouros, conforme explicações do edil, até próxima semana, terão os respectivos vereadores empossados.

Fonte: Diário da Zambézia in @Verdade - 11.01.2012

Sem comentários: