segunda-feira, janeiro 16, 2012

SECUNDÁRIA DE NAMPULA SEM NENHUMA VAGA PARA OITAVA CLASSE

Maputo, 16 Jan (AIM) – A Escola Secundária de Nampula, o maior estabelecimento de ensino geral na região norte de Moçambique, não matriculou nenhum estudante da oitava classe para o presente ano lectivo, uma medida que, segundo as autoridades locais, visa reduzir a superlotação das turmas.

A directora provincial da Educação, em Nampula, Páscoa de Azevedo, disse que, com a redução da superlotação das turmas, pretende-se harmonizar o rácio alunos/professor. No ano passado, algumas turmas daquela escola chegaram a registar um rácio superior a 100 alunos/professor, algo inaceitável do ponto de vista pedagógico.

Com esta medida, as autoridades calculam que cada turma poderá ter um máximo de 65 alunos.

Citada pelo jornal “O País” de hoje, Azevedo disse que os alunos que deveriam ter sido absorvidos pela Escola Secundária de Nampula foram encaminhados para outras duas escolas secundárias comunitárias, que funcionam ao nível da cidade de Nampula.

O processo de matrículas de novos ingressos terminou na Sexta-feira última em todo o país. Algumas escolas esgotaram as suas vagas logo nos primeiros dias (sobretudo as localizadas nas grandes cidades do país), enquanto que outras não conseguiram preencher todas as suas vagas.

Entretanto, em todo o país, cerca de 200 mil crianças em idade escolar não tiveram vagas nas escolas públicas, que também se debatem com o défice de professores.

Para o presente ano, as pouco mais de 12 mil escolas espalhadas por todo o país contarão com um universo de cerca de sete milhões de alunos assistidos por mais de 100 mil professores.
(AIM)
MM/SG

Fonte: AIM - 16.01.2012

Reflectindo: 1) ainda continua o cálculo 50/professor ou 100/professores numa escola secundária; 2) os alunos que passaram da sétima para oitava classe, morando perto da Escola Secundária de Nampula são os que deve ser prejudicados a favor dos repetentes?

Sem comentários: