domingo, fevereiro 12, 2012

Cabo Verde: Barack Obama elogia "governação democrática" no arquipélago

O Presidente dos Estados Unidos endossou sexta-feira uma carta ao Primeiro-ministro cabo-verdiano, em que elogia a "governação democrática" do executivo e destaca que Cabo Verde é o primeiro país a assinar o Segundo Compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC).

Numa carta entregue a José Maria Neves por Daniel Yohannes, director executivo do MCC, Barack Obama sublinha que a assinatura do segundo compacto, no valor de 66,2 milhões de dólares (50,9 milhões de euros), "testemunha a governação democrática e o compromisso na abordagem dos constrangimentos ao crescimento económico".

"A liderança política que apresenta e o empenho na melhoria das instituições do sector público e nas reformas necessárias para o crescimento económico sustentável, demonstrados num ambicioso programa, são pilares fulcrais da minha política de desenvolvimento global", escreve Obama na mensagem, distribuída pela assessoria de imprensa do Primeiro-ministro cabo-verdiano.

Na missiva, o presidente norte-americano diz "aplaudir" o compromisso de Cabo Verde no confronto à "séria ameaça" do tráfico de droga e manifesta-se convicto em que os dois países possam "ampliar" a parceria já existente nesse domínio.

"Cabo Verde é um importante parceiro dos Estados Unidos e eu, aplaudindo a sua dedicação e compromisso aos princípios da boa governação, fico na expectativa de continuarmos a incrementar os nossos laços de cooperação e de parceria", conclui Obama.

A mensagem foi entregue por Daniel Yohannes a José Maria Neves, antes da cerimónia de assinatura, a meio da tarde, do segundo compacto do MCC, a instituição norte-americana de ajuda pública ao desenvolvimento, assinado, pela parte cabo-verdiana, pela ministra das Finanças, Cristina Duarte.

Fonte: Angola press - 11.02.2012

Sem comentários: