domingo, fevereiro 26, 2012

Comando da Polícia em Cabo Delgado mendiga em nome do 10º congresso da Frelimo

O comando Provincial da Policia da República de Moçambique (PRM) na província de Cabo Delgado tem vindo nos últimos dias a enviar cartas peditoras a várias instituições privadas, sedeadas naquela parte do pais, solicitando financiamentos para a reabilitação das suas instalações, que se encontra num estado deploráveis, tudo na perspectiva de acomodar altos dirigentes do Estado que ali são esperados por ocasião do X congresso do partido Frelimo, agendado para o mês de setembro próximo.


Aliás na carta que tivemos acesso daquela instituição solicitando apoio a Confederação das Associações de Cabo Delegado assinada pelo número um da PRM, Dora Manuel Manjate, adjunto Comissário da Polícia e datada de 20 de Fevereiro do presente ano de 2012, refere que: “estando previsto a realização do X congresso do partido Frelimo no mês de setembro do ano em curso, altura em que a cidade de Pemba será um palco de concentração de altas individualidades do Estado, bem como personalidades de diversas nacionalidades e organizações e pelo facto de o comando acima estar em condições estremamente deploraveis no que concerne nos aspectos externo e interno, para a garantia de uma aparência digna de um comando Provincial, viemos por este meio deste, rogar a V.excia o apoio do seguinte material”.

Portanto, tal como se pode ler na mesma carta que temos vindo a citar, a policia solicita 880 litros de tintas entre de óleo e plástica com as cores que caractarizam os comandos espalhados pelo pais, nomeadamente branca e cinzenta, assim como materias como pinceis de 2, 3 e 4 polegadas e trinchas.

Esta atitude os dirigentes de varios sectores do estado tem vindo a copiar do seu partido mãe a Frelimo que começou com os peditórios em todos os sectores de actividades ate aos cidadãos pacatos e sem meios de sobrevivência são apertados pela Frelimo para darem algum donativos a favor do X congresso.

Algumas figuras entendidas na matéria chegaram de afirmar que os pedidos que a Frelimo tem vindo a realizar chegam a ser classificados de burla, pois chegam algumas vezes a obrigar as suas vitímas em pagar os valores através de desconto dos seus salários como tem vindo a acontecer nalguns distrito da provincia de Nampula com destaque para o de Murrupula, onde professores quebraram o gelo ao revelar aos orgãos de informação sobre as alegadas burlas.

Este não é um caso isolado pois muitas direcções provinciais tem vindo a pedir algumas instituições ao nivel da provincia de Cabo Delgado tem vindo a usar a capa da realização do X Congresso para ludibriar alguns empresários e organizações não governamentais sediadas naquele ponto do país.

Um outro ponto que faz com qe as instituições seguem a ideia é que mesmo o primeiro ministro da República quando vai as provincias tem vindo a fazer cobranças coercivas aos empresários e membros do partido para fazerem contribuições para o X congresso.

Um dos exemplos foi no distrito de Nacala-Porto e Murrupula onde os empresários e beneficiários dos famosos sete milhões eram obrigados a contribuirem para a realização condigna do referido congresso.

Fonte: @Verdade - 25.02.2012

2 comentários:

Anónimo disse...

Nguiliche

Sao muitos que ainda precisam civilizar! Saos muitos que ainda estao nos bosques da amozónia, que nao querem ver casas de alvenaria, estradas, caros e etc.

Anónimo disse...

Desculpem-me se a informacao nao for verdadeira. Estranho eh haver dinheiros para comprar armas e bastoes para reprimir o mesmo povo a k se pede donativos, eh bastante caricato - devia-se pegar akele dinheiro k se usa para comprar municoes e pintar o comando provincial de cabo delgado.