segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Membro do CC da Frelimo ataca Vale e chama o estado à responsabilidade

O antigo governador de Tete e membro do comité central (CC) da Frelimo, Sérgio Vieira, diz que a forma como a vale reassentou as populações em Cateme assemelha-se a uma espoliação. Falando num debate recentemente promovido pelo Parlamento Juvenil na cidade de Tete, o antigo membro dos governos de Samora Machel, Sérgio Vieira, acusou a vale de ter espoliado as populações que foram obrigadas a abandonarem as suas terras para dar lugar à exploração de carvão. “Reassentar não é tirar-me dum sítio e dizer já estás ai, tens casa e pronto. há muitas coisas que devem ser tomadas em consideração e que aqui ficou claro que não foram (...)”, disse Vieira, acrescentando que “as pessoas foram tiradas dum sítio, onde tinham tudo e produziam, para um local completamente oposto a este”.

Fonte: O País - 13.02.2012

4 comentários:

Nelson disse...

S.V, e os seus desabafos

Reflectindo disse...

Mais algo para prevermos o ambiente do congresso dos camaradas em Pemba se ainda tivermos em conta que o seu Presidente disse para que eles não falassem fora órgãos do partido.

Nelson disse...

Nao sei se devemos esperar muito desse congresso mas da para perceber a existencia de muita agua turva por ai mas na hora da verdade a gente so ve "palmadinhas nas costas"

Reflectindo disse...

Bom, eu não digo esperar que o congresso traga alguma solucão dos problemas do país, mas que realmente há muita água turva e que ou haverá debate forte ou que os críticos não terão a chance de exprimir o que eles sentem.