sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Quelimane: Lançada reabilitação do sistema de drenagem

Foi lançado na última quarta-feira o projecto de reabilitação e expansão das valas de drenagem na cidade de Quelimane, na Zambézia, cujo empreendimento vai ser financiado pelo Millenium Challenger Account. A execução do referido projecto, avaliado em 26.7 milhões de dólares, cujas obras estarão a cargo do consórcio CETA/CMC que, entretanto, já está a proceder à mobilização dos equipamentos, vai implicar a movimentação de 423 pessoas que, na sequência do facto, vão ver as suas habitações parcial ou totalmente destruídas.
Ainda na última quarta-feira, e no decurso da cerimónia pública do lançamento do projecto, cujo acto teve lugar no bairro Santagua, arredores da capital provincial da Zambézia, alguns dos abrangidos pela execução do empreendimento começaram a receber as respectivas compensações monetárias.

Entretanto, o director executivo do Millenium Challenger Account, João Fumane, disse estarem disponíveis dois milhões de dólares norte-americanos para o pagamento das compensações dos beneficiários que terão de abandonar as antigas residências na sequência da execução do projecto.

Dados apurados pela nossa Reportagem no acto dão conta de que o projecto de reabilitação e expansão da rede das velas de drenagem na cidade de Quelimane vai afectar 370 habitações nos bairros Manhaua, 17 de Setembro, Acordos de Lusaka, 1º de Maio, 25 de Setembro, Chirangano, Aeroporto, Torrone Novo, Janeiro e Santagua.

Das 423 pessoas afectadas, serão, numa primeira fase, cobertas 126 com compensações. Daquele número de afectados, de acordo com os mesmos dados, 27 pediram como compensação novas habitações e 110 em numerário. Até 31 de Marco, período que se espera seja concluído o processo de pagamento das compensações, os beneficiários terão de abandonar as antigas casas.

A reabilitação e expansão da rede das valas de drenagem, na cidade de Quelimane, é vista como uma das principais soluções para os problemas da degradação precoce de algumas infra-estruturas económicas e sociais, nomeadamente estradas e do saneamento do meio da capital provincial de Quelimane.

Resultados de um estudo recentemente divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) indicam que, na Zambézia, 250 crianças de zero aos cinco anos em cada mil nascimentos morrem devido à deterioração das condições ambientais que se traduz, principalmente, na falta de limpeza e escoamento das águas residuais.

A propósito, o chefe da edilidade de Quelimane, Manuel Araújo, disse ver no projecto uma solução para os vários problemas que enfermam a urbe, apelando aos munícipes uma maior e melhor colaboração para a inversão do actual cenário da cidade. Na ocasião, prometeu uma maior fiscalização da qualidade das obras por parte do seu executivo indicando que, para o para garantir o tal facto, o Departamento de Urbanização foi reforçada com mais dois técnicos.

Tanto o presidente do Conselho Municipal, como o Director Executivo do MCA, apelaram aos beneficiários das compensações monetárias para que apliquem os valores recebidos na edificação das novas casas. (Jocas Achar)

Fonte: Jornal Notícias - 24.02.2012

Sem comentários: