segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Resultados provisórios preconizam segunda volta das eleições presidenciais no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - Uma segunda volta das eleições presidenciais no Senegal parece inevitável, segundo as tendências dos primeiros resultados divulgados pela imprensa que coloca entre os favoritos o Presidente cessante, Abdoulaye Wade, e dois dos seus ex-primeiros-ministros e atuais opositores, Macky Sall e Moustapha Niasse.


Segundo os resultados provisórios da primeira volta realizada domingo publicados pela imprensa, o Presidente Abdoulaye Wade teria obtido 31 porcento dos sufrágios diante do ex-presidente da Assembleia Nacional e atual líder da Aliança para a República (APR), Macky Sall, com 25 porcento dos votos, enquanto Moustapha Niasse, da Aliança das Forças do Progresso (AFP), ocupa a terceira posição com 17 porcento.

Ousmane Tanor Dieng (9,83 porcento), líder do Partido Socialista (PS), estaria na quarta posição, seguido pelo ex-primeiro-ministro Idrissa Seck (9,55 porcento).

Cheikh Bamba Dieye e Ibrahima Fall teriam obtido, respetivamente, 2,87 e 2,22 porcento dos sufrágios.

Macky Sall, que teria enganado os prognósticos, descartou qualquer possibilidade de vitória na primeira volta do Presidente Wade, de 85 anos.

Os apoiantes do Presidente Wade parecem doravante resignados, tendo o porta-voz do seu diretório de campanha, El Hadji Amadou Sall, indicado à imprensa que não havia "nenhuma indignidade em ir à segunda volta".

A taxa de participação na primeira volta das eleições presidenciais de domingo no Senegal, para a qual foram inscritos quase 5,1 milhões de eleitores, estima-se em cerca de 58 porcento, segundo o Ministério das Eleições.

A primeira volta das eleições presidenciais no Senegal registou 14 candidatos, incluindo o Presidente cessante, Abdoulaye Wade, cuja candidatura a um terceiro mandato consecutivo é contestada pela oposição e pela sociedade civil por a Constituição limitar os mandatos presidenciais a dois.

-0- PANA JSG/MAR/TON 27fev2012

27 Fevereiro 2012 13:05:19

Fonte: Pana press - 27.02.2012

Sem comentários: