terça-feira, maio 29, 2012

Alas degladiam-se na Universidade Mussa Bin Bique

Na sexta-feira, uma delegação que se diz direcção legítima do Centro de Formação Islâmica (CFI) evadiu a universidade, rescindiu contrato de arrendamento da residência do reitor e meteu queixa na procuradoria provincial.

Mas recuemos um pouco na polémica. A 19 do mês em curso, Casimiro Givá, que dissera ser o presidente legítimo do CFI, teria reconduzido Francisco Alar ao cargo de reitor da universidade, cargo que havia deixado à disposição na sequência do rumo estranho que a universidade estava a tomar. No entanto, na última sexta-feira, uma delegação do CFI, mandatada por Momad Bay, esteve nas instalações da sede da Universidade Mussa Bim Bique em Nampula, para anular todas as nomeações efectuadas por Givá e fazer cumprir o despacho de demissão do reitor da universidade.


Dino Hibrahimo, que diz ser vice – presidente da direcção legítima do Centro de Formação Islâmica, confirma já ter recorrido às autoridades judiciais para responsabilizar Francisco Alar e Casimiro Givá dos possíveis desmandos na Universidade e conta como a polémica começou. “O Doutor (Francisco) Alar pôs-nos a leste de tudo. Tivemos que fazer um documento a cancelar o contrato de casa que nós fizemos e os telefones. Apanhámos a situação de Quelimane – quatro meses sem vencimentos. Fomos a Quelimane e em 18 dias conseguimos pagar três meses de atraso. Quando queríamos partir para Nampula para fazermos uma auditoria à sede, é daí onde parte a confusão. Primeiro, mandámos cancelar as contas todas e não deixámos Alar assinar as contas. Mandámos uma brigada para contabilizar, ele simplesmente proibiu-a. Mandámos uma brigada de contabilidade, ele proibiu-a e fugiu para Maputo.”


Mais, realçou que “Nós estamos descontraídos. Já fomos à procuradoria entregar a queixa e a procuradoria vai saber como resolver o problema.”


Por seu turno, Faruj Badat, que disse ser presidente da mesa da assembleia-geral do CFI, revela o que, na sua opinião, está por detrás da crise no Centro de Formação Islâmica, que se estende à Universidade Mussa Bin Bique e atacou Givá, que reclama o cargo de dirigente legal do CFI. “Esse senhor (Givá) tem memória curta. Há meses atrás demitiu o senhor Alar do cargo de reitor e hoje admite-o, de novo, mas a direcção legal do CFI somos nós.

Fonte: O País online – 29.05.2012

Reflectindo: Há alguns anos, Viriato Dias escreveu um artigo sobre a Universidade Mussa Bin Bique e que foi publicado neste blog. Hoje quem pode negar-lhe a razão?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ηеllo, eѵеry timе i used tо check web site poѕtѕ herе іn the eаrlу
hours іn the ԁawn, since і еnϳoy to gain κnowlеdge οf moге and moгe.



Herе is my hοmеpagе:
http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

I pгefer Enνironmеntally friendly Smoκe E-cigs,
because thеy are quite easy to use. I don't have in order to refill the cartridge again and again. I don't have to kеep chaгging battery.
These are usе аnԁ chuck affοrdablе heаlthy options
for mе. I am surprisеd about the rangе of flavοurs they offer.
I've tried many of them. The cigarettes taste is quite rich and creamy. I possibly could at last obtain control over my personal unhealthy smoking cigarettes habits that were becoming a risk for me and individuals around myself.

Also visit my blog post ... green smoke electronic cigarette review

Anónimo disse...

Since the aԁmin of this web sitе iѕ worκing, no
doubt very soon it will be rеnoωned, due to its quаlity сontеnts.



My sіte :: http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm