quarta-feira, junho 20, 2012

Para preguiçosos: Estudante africano inventa 'banho sem água'

Inspirado num colega muito preguiçoso para tomar banho e com alguns meses de pesquisa na internet, um jovem universitário da África do Sul desenvolveu um gel que poderia substituir a água e o chuveiro - invenção que lhe rendeu um prêmio e reconhecimento internacional.
Ludwick Marishane, estudante de 22 anos da Universidade da Cidade do Cabo, é o inventor do DryBath (BanhoSeco, em tradução livre), o gel que, aplicado na pele, provoca um efeito similar ao da mistura de água e sabão.

Com a invenção, ele foi o vencedor do prêmio Estudante Empreendedor Global de 2011, já que o gel seria bastante útil para a África, onde muitos lugares sofrem com condições precárias de higiene e milhões de pessoas sequer têm acesso à água. O produto não tem o cheiro de álcool dos gels higiênicos comuns e cria uma película hidratante inodora.
Marishane disse que a ideia surgiu quando um colega seu revelou não gostar de tomar banho, o que considerava uma activiadde chata - ainda mais com a falta d'água. "Ele é muito preguiçoso e disse 'por que ninguém inventa alguma coisa para colocar na pele para não precisarmos tomar banho'", disse o jovem, acrescentando que foi esse o seu momento "eureka!"
Após seis meses de pesquisas no Google e na Wikipedia, ele desenvolvou a fórmula do DryBath e patenteou a invenção. O produto agora é manufacturado comercialmente e vendido inclusive para companhias aéreas e governos - que enviam o gel para os seus soldados deslocados em outros países.
Outro mérito do gel, diz Marishane, é que ele ajuda na economia de água em África. "O DryBath vai ajudar bastante essas comunidades", concluiu.
Fonte: Rádio Mocambique - 20.06.2012