quinta-feira, junho 21, 2012

Taipo “abate” chefe do Departamento de Administração e Finanças

A ministra do Trabalho, Helena Taipo, exonerou, ontem, o chefe do Departamento de Administração e Finanças do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Jaime Cuambe. Trata-se de uma exoneração que surge no âmbito da polémica gestão dos fundos daquela instituição.
Fontes próximas ao INSS confidenciaram-nos que o Departamento de Administração e Finanças do INSS está a ser alvo de uma série de investigações, visando apurar os reais problemas financeiros naquela instituição de previdência social.


Até à exoneração de Jaime Cuambe, já haviam sido descobertas “muitas coisas naquele departamento”, adiantou a fonte, sem, no entanto, avançar detalhes “dessas coisas”.

PCA simulou demissão e manda recados à Taipo

A mesma fonte informou ao “O País” que a demissão do presidente do Conselho de Administração do INSS, Inocêncio Matavele, não passou de uma simples simulação visando testar a sensibilidade do primeiro-ministro.

Contou que, de facto, Matavele convocou, na terça-feira passada, uma reunião do Conselho de Administração, na qual um dos pontos era a “demissão do PCA”. Só que estranhamente, sem nenhuma justificação, esse ponto acabou não sendo discutido nessa reunião do conselho de administração.

Fonte disse-nos que o argumento de que “a imprensa é que tem estado a especular (sobre a sua demissão)” não corresponde à verdade, porque, na verdade, há uma convocatória que prova que ele teve a intenção de discutir, em conselho de administração, a possibilidade da sua demissão.

A fonte afirmou ainda que Matavele tem razão quando desmente que tenha entregue uma carta de pedido de demissão ao primeiro-ministro, porque, de facto, não meteu nenhuma carta nesse sentido.

Fonte: O País online - 22.06.2012

8 comentários:

Anónimo disse...

Gente..! Cade a directora geral? E o PCA? Porque nao exonerar estes? Guardam os segredos dos "mais mais"? Que vergonha!

Anónimo disse...

Nguiliche

É isso. Os outros sao conhecedores dos podres dos mais-mais, por isso os seus problemas sao tratados na mesa do jantar. Lamental mesmo!

Chauque disse...

boatarde, venho para chamar aten;ao sobre o k esta acontecer na MATOLA CONCRETAMENTE NO CENTRO ARQUEOLOGICO, ALI DEPOIS DE JOAO MATEUS, PARECE MENTIRA MAS ESTAO A SURGIR CONSTRUÇOES NO CENTRO, E ESSAS NAO TEM CHAPAS DE IDENTIFICAÇAO, NUMA ZONA ONDE TEM CONSTRUÇOES DE CASAS, ESTE CENTRO FAZ PARTE DO PATRIMONIO HISTORICO DE MOÇAMBIQUE, ALÉM DE SER RARO.E PARA PUDER SUSTENTAR ISSO TRAREI FOTOGRAFIAS NA 3FEIRA,MOÇAMBIQUE JA FOI VENDIDO

Anónimo disse...

Senhor Presidente da Republica, Camarada Armando Emilio Guebuza, exonere por favor a Senhora Ministra de Trabalho. Ja deu provas de que sofre de qualquer coisa.

MUSSANHANE PM disse...

Concordo plenamente com a opiniao, desde que ela foi nomeada, nos trabalhadores do INSS, vivemos momentos de incertezas. A Ministra intromete-es em tudo, desconfia de tudo e todos, nao respeita as decisoes dos seus superiores, ate chega a desprezar uma orientacao do primeiro ministro. Em oito anos, tivemos muitos PCAs, muitos directores gerais, muitos administradores, muitos chefes de departamento e tudo isto por ordens dela. Os desmandos criam-se como cobras, ela e que anda a criar. Que saia a Ministra.

Reflectindo disse...

Chauque, envie-me as fotos que vou publicá-las.

Abraco!

O que se faz agora no INSS é sacrificar UM para omitir o que de facto acontece lá e quem cometeu. Quem é o chefe do departamento de financas? É ele que decide os roubos no INSS?

Anónimo disse...

खैर Czechom.Mecz जो वे खो दिया है एक कॉमेडी फ़ाउल, पीले कार्ड और हमारे Lewandowski बेईमानी से भरा था और सुप्रीम मैच चेक cwaniactwem piłkarza.Wygrali हमें और थिएटर के अंतिम सेकंड में एक सीमित faulach है जिसके लिए हम न्यायाधीश के लिए लक्ष्य हाथ से गेंद मार रहा थाwspomnę.Tutaj दंडित नहीं वे सफल नहीं, क्योंकि पुर्तगाल उनके kondycyjnie से समाप्त हो गया और उनके थिएटर एक सफलता नहीं था - क्योंकि यहाँ आप के लिए सिर्फ खेल था

Mohamed Remany Abdel Abdulach

Anónimo disse...

Acorde meu cmpatriota acho que extas a dormir!!!como é que o presidente da republicar vai exonerar a Helena Taipo?unica que exta derrubar ox corruptox e bandidox,racistas e tribalista ate estrangeiro em que n tempo d Chissano nunca se verificou expulsao d extrangeiro e nem exonerar um corrupto k comia onde extava amarrado.!agora meu irmao saiba exte é era d Mano Guebaz...onde tem tido vamox eliminar a corrupcao e corruptox e espirito d deixa andar...entao é isso que exta a fazer a ministra d trabalho!....Ex corrupto ou burocracista?