segunda-feira, junho 18, 2012

Viaturas de patrulhamento destinadas a uma esquadra são alocadas a toda a cidade de Maputo

É uma gota de água num mar de dificuldades. A Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo recebeu, na manhã desta segunda-feira, cinco viaturas novas adquiridas pelo Ministério do Interior para reforçar a sua capacidade operativa.

Meios que não vão cobrir as necessidades de muitas esquadras e, sobretudo, dos postos policiais que continuam a trabalhar sem meios de patrulhamento.
O vice-ministro do Interior, José Mandra, disse que o ideal seria afectar cinco viaturas a cada esquadra, mas estas vão ser repartidas porque a situação económica do país não permite a aquisição de muito mais.
Numa altura em que mais de vinte pessoas estão arroladas como indiciadas na prática de raptos na cidade de Maputo, Mandra disse aos agentes da PRM durante a formatura que o impacto deste tipo de crime é negativo na sociedade. Por isso, alertou Mandra, mais do que desculpas alegando falta de colaboração das vítimas e seus familiares, a polícia tem suas obrigações.
Foi de peito aberto que José Mandra assumiu o acórdão do Tribunal Administrativo que condena o Estado moçambicano, através do Ministério do Interior, a pagar 500 mil meticais, a título de indemnização, à família de Hélio Muianga, menor de 11 anos, atingido mortalmente por uma bala durante as manifestações populares de 1 e 2 de Setembro de 2010.
Sabe-se que a Procuradoria-Geral da República vai recorrer da decisão.
Na fundamentação da sua defesa, o Ministério Público alega que o Estado devia ser absolvido do caso, por entender que não ficou demonstrado que o tiro fatal teve origem numa arma da polícia.

Fonte: TIM - 18.06.2012

Sem comentários: