segunda-feira, agosto 13, 2012

Bancos comerciais indianos associam-se para abrir banco em Moçambique

Os bancos comerciais indianos Punjab National Bank (PNB) e Central Bank of India (CBI) vão estabelecer uma parceria a fim de abrirem uma instituição bancária em Moçambique até ao final do ano, afirmou sábado em Calcutá o presidente e director executivo do Central Bank of India.

À margem de um seminário organizado pela Federação das Câmaras Indianas de Comércio e Indústria, MV Tanksale disse ter recebido instruções do Ministério das Finanças para constituir um banco em Moçambique em parceria com o Punjab National Bank.
“Será ou uma parceria em partes iguais entre o nosso banco e o PNB ou uma parceria tripartida com um banco a operar em Moçambique”, adiantou o presidente do CBI, que acrescentou “estamos a analisar todas as opções a fim de que o banco possa começar a funcionar ainda este ano”.
Citado pela agência noticiosa Press Trust of India (PTI), Tanksale escusou-se a divulgar outros pormenores, tais como o montante de investimento necessário ou o tipo de banco a constituir em Moçambique, dizendo apenas “é ainda demasiado cedo para discutir o assunto.”
O banco central da Índia é o Banco da Reserva da Índia ou Reserve Bank of India sendo o Central Bank of India, com sede em Bombaim, apenas um banco comercial embora controlado pelo Estado.
Moçambique conta actualmente com 18 bancos comerciais e o grande desafio do seu banco central é levar a banca até aos pontos mais distantes dos grandes centros, pois dos 128 distritos apenas 58 têm representação bancária.

Fonte: macauhub – 13.08.2012

Sem comentários: