quinta-feira, outubro 18, 2012

“Frelimo está cada vez menos aberta ao diálogo”

Dhlakama muda-se de Nampula e instala-se em Gorongosa.
 
O politólogo Jaime Macuana diz que a mudança de Dhlakama para Gorongosa é uma estratégia política para pressionar, dada a sua facilidade de manipular aquele espaço a seu favor.
Jaime Macuana, cientista político e docente universitário, considera que a Frelimo está cada vez menos aberta ao diálogo. Macuana falava ontem ao “O País” a propósito da recente mudança do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, da província de Nampula para Gorongosa, em Sofala, onde se encontrava o quartel general do seu partido.
Para o politólogo, a degradação dos mecanismos de diálogo entre a Frelimo e a Renamo é a razão central para as reivindicações de Afonso Dhlakama. “Nos últimos tempos, a relação entre o Governo, a Frelimo e a Renamo mudou e houve menos diálogo com a Renamo nesses anos que no governo de Chissano. Acho que é preciso cultivar sempre o diálogo para se manter a paz”, afirmou .
Para Macuana, a injustiça aos homens da Renamo desde o Acordo Geral de Paz é que gera o descontentamento. “Está mais do que claro que a os membros da Renamo não tiveram a mesma integração social e económica que os da Frelimo depois da guerra. por isso, eu acho que se devia encontrar uma forma de se ultrapassar o problema”.
 
Fonte: O País online - 19.10.2012

Sem comentários: