segunda-feira, outubro 29, 2012

Guimino ataca corrupção em I'mbane: Três funcionários municipais sob investigação

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Inhambane iniciou a audição de três funcionários do município local, indiciados de corrupção e enriquecimento ilícito.

O dossier, entregue na última semana, arrola nomes de três funcionários, já suspensos, sobre os quais recaem fortes suspeitas de estarem a apropriarem-se do dinheiro da edilidade, através de esquemas fraudulentos.


O director do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Inhambane, Boaventura Macuácua, disse que em função das audições feitas, novos nomes poderão ser chamados a responderem também pelo mesmo processo.

A dupla atribuição de terrenos, a cobrança e não canalização de receitas aos cofres da edilidade, são alguns dos esquemas usados pelo grupo.

Os concursos para a adjudicação de obras, constitui igualmente outra fonte para o saque do dinheiro do erário público, cujas obras da edilidade são ganhas por empreiteiros da confiança dos funcionários que integram a comissão de avaliação, porquanto, as propostas incluem a respectiva gorjeta.

O enriquecimento ilícito traduz-se igualmente no envolvimento dos funcionários do município como sócios de estâncias turísticas devido a facilidade que eles têm na negociação de terrenos para a implantação de projectos ligados ao turismo.

A abertura do referido inquérito deveu-se a várias denúncias que diariamente dão entrada no gabinete do presidente do município.

A maioria dos jovens funcionários possui duas ou mais casas, sem falar de viaturas que inundam o parque municipal, cuja proveniência da riqueza é agora objecto de investigação, por parte do gabinete provincial de combate à corrupção.


Fonte: Rádio Moçambique – 29.10.2012

1 comentário:

Anónimo disse...

Exe tal de guimino mandou fazer a cova para o seu eterro ainda cedo, pois e kuantos ja paxaram dai e nao quiseram denunciar e ele axa que inhambane lhe pertence, melhor tirar o seu cavalinho da chuva ainda cedo pk pediste a sua morte pexoalmente..............cuide para viveres mais tempo.........