quarta-feira, outubro 10, 2012

Município de Nacala vende terrenos dos três partidos à comunidade muçulmana

Um caso inédito. Frelimo, Renamo e MDM uniram-se contra o Conselho Municipal da Cidade de Nacala, acusando-o de ter vendido os seus terrenos à Comunidade Muçulmana local.

Trata-se de terrenos localizados no bairro de Triângulo, arredores daquela cidade portuária. Os representantes dos respectivos partidos, que decidiram unir-se na disputa do caso, exigem a devolução imediata do espaço ora nas mãos da comunidade muçulmana, que pretende construir uma mesquita. Os mesmos pedem a presença, no local, da equipa de Conselho Municipal, a fim de explicar as razões que estão por detrás do alegado negócio a favor dos muçulmanos.

Falando ao nosso jornal, Lídia Capite, secretária do bairro do partido Frelimo, António Guigone e Cândido Gonçalves, delegados políticos da Renamo e do MDM, respectivamente, dizem que a edilidade liderada por Chale Ossufo decidiu vender os terrenos à comunidade muçulmana sem o seu consentimento. Os três afirmaram que, ao invés de vender, o município devia ter baptizado o espaço, ora em disputa, com o nome Praça da Paz, pelo facto de juntar os três principais partidos políticos do país, sem se registar qualquer tipo de conflito, o que constitui o primeiro exemplo, a nível da província, em termos de convivência democrática. Aliás, este pode ser o primeiro caso de disputa de terra envolvendo os partidos políticos, sobretudo a Frelimo e o Conselho Municipal da cidade de Nacala, Nampula.

Fonte: O País online – 10.10.2012

2 comentários:

Amacua disse...

Existe um caso para melhor se explicar os terrenos ora em disputa eram do partido ou as pessoas querem usar os partidos para fins pessoais. A nossa pior doença em Africa. Que bom três galos na mesma capoeira.

Reflectindo disse...

Amacua, conheco o local e até tirei fotos devido ao que dizem os partidos. É um lugar visível para quem vem de Nampula ou vai para Nampula. Vê bandeiras dos três partidos lado a lado ainda que situe na zona do mercado Namapa ou mais conhecido por "Wajuma". Agora há que investigar-se a tal venda, pois o termo em si, mostra contrariar a lei da terra. A terra em Mocambique não se vende.