sexta-feira, outubro 12, 2012

"O massacre a que fez os órgãos de informação do sector público sujeitar-nos, com a permanente imagem e voz de Armando Guebuza, foi responsável por um efeito de saturação de todo prejudicial"

MARCO DO CORREIO

Por Machado da Graça

Olá Timóteo, meu bom amigo

Espero que esta carta te encontre de boa saúde, bem como a tua família. Do meu lado tudo bem, felizmente.

Hesitei muito em te escrever para falar destas mexidas que houve na nossa política. Acho que ainda é cedo para se poderem avaliar as consequências futuras destas demissões e nomeações. Portanto, o que te digo hoje são apenas impressões bastante superficiais e não dissertações “profundas” como tenho lido e ouvido de muitos ilustres comentadores locais.


Para já manifesto alguma surpresa. Embora num ministério com pouca visibilidade mediática, o eng. Massinga parecia-me estar a fazer bom trabalho.

Pelo contrário, o Chefe de Estado não demorou demais a demitir Pedrito Caetano. Pura e simplesmente nunca o deveria era ter nomeado para aquele cargo (ou outro da mesma responsablidade).

A nomeação para Vice-ministro da Educação de Itai Meque dá-me a ideia de que vamos passar a ter, naquele ministério, muito bons relatórios de balanço das actividades realizadas. Elaborar esse tipo de relatórios foi uma coisa que o tornou conhecido na Zambéza, como governador.

Enfim, subidas e descidas que, à primeira vista, não me parecem que vão mudar muito o nosso dia-a-dia como cidadãos deste país, podendo corresponder mais a uma estratégia política interna no partido Frelimo.

Agora onde creio que os aplausos são unânimes ao Presidente do partido Frelimo é em relação ao afastamento de Edson Macuácua da chefia do Departamento de Informação e Propaganda daquele partido.

A medida começa por beneficiar quem a tomou e o seu partido. Não me recordo, de há anos a esta parte, de ninguém que mais tenha colaborado para um mau nome da sua organização e dos seus dirigentes.

O massacre a que fez os órgãos de informação do sector público sujeitar-nos, com a permanente imagem e voz de Armando Guebuza, foi responsável por um efeito de saturação de todo prejudicial.

Mas, imagino eu, os directores desses órgãos de informação também devem estar felizes. O ex-Secretário constantemente lhes telefonava, dando ordens e contra-ordens, que deveriam ser cumpridas imediatamente, estivesse a emissora ou o jornal preparado para isso, ou não. E é preciso recordar que, muitas vezes, esse tipo de ordens passava por cima da cabeça dos directores para irem ter, directamente, a um dos seus subordinados, deixando o director na incómoda posição de ter sido completamente ignorado.

Felizes, também, os profissionais da Informação nesses órgãos. Profissionais tantas vezes impedidos de exercer, com dignidade, o jornalismo, devido ao afinco censório de Macuácua.

Por fim, felizes todos nós. Não conheço bem o perfil do seu substituto no cargo, mas creio que teria que se esforçar muito para fazer pior.

Por esta medida, portanto, dou os meus parabéns incondicionais a Armando Guebuza.

Sobre as outras, espero para ver…

Um abraço para ti do

Machado da Graça

Fonte: CORREIO DAS MANHÃ, In Macua de Moçambique – 12.10.2012

2 comentários:

Anónimo disse...

"O massacre a que fez os órgãos de informação do sector público sujeitar-nos, com a permanente imagem e voz de Armando Guebuza, foi responsável por um efeito de saturação de todo prejudicial.




Mas, imagino eu, os directores desses órgãos de informação também devem estar felizes. O ex-Secretário constantemente lhes telefonava, dando ordens e contra-ordens, que deveriam ser cumpridas imediatamente, estivesse a emissora ou o jornal preparado para isso, ou não. E é preciso recordar que, muitas vezes, esse tipo de ordens passava por cima da cabeça dos directores para irem ter, directamente, a um dos seus subordinados, deixando o director na incómoda posição de ter sido completamente ignorado."

Tenho duvidas deste posicionamento. Nao creio que o bombardear-nos com as imagens da mesma pessoa tenho sido da autoria do sr Macuacua. Creio que o elogiado gosta disso, nao 'e por acaso que o braco direito permaneceu. Paunde.

Reflectindo disse...

Concordo consigo anónimo. O mandante é Armando Guebuza e ele mandará ao novo para fazer o que Edson Macuacua fazia.