domingo, novembro 11, 2012

Corrupção leva Finlândia a cortar ajuda orçamental

A Finlândia vai cessar o apoio ao sector florestal moçambicano, devido ao “uso indevido de fundos”.
Além disso vai também reduzir a ajuda ao Orçamento estatal, por estar “desapontada” com os resultados do combate à pobreza”, disse ontem o embaixador finlandês.
Em declarações à Lusa sobre a insatisfação filandesa com os resultados da cooperação com Moçambique, Kaariainen Matti afirmou que Helsínquia decidiu abandonar o apoio ao sector das florestas e reduzir, a partir de 2014, a ajuda ao Orçamento do Estado (OE) “devido aos resultados desapontantes na redução da pobreza e na governação”.
A decisão foi comunicada em Outubro às autoridades moçambicanas pela ministra para o Desenvolvimento Internacional, Heidi Hautala, durante uma visita a Moçambique.
“No sector florestal, o projecto bilateral será interrompido, por tere sido detectado uso indevido de fundos, excepto para a cooperação institucional em pesquisa florestal”, disse o embaixador, com base num comunicado anunciando a medida.
O embaixador declarou ainda que o executivo finlandês vai diminuir anualmente o apoio ao OE a partir de 2014, para 1 280 500 dólares, devido aos fracos progressos no combate à corrupção e melhoria da governação.
Para o OE deste ano, a Finlândia desembolsou 896 350 milhões de kwanzas (sete milhões de dólares), refere a embaixada do país. “A Finlândia sente que os desvios de fundos podem ter um carácter sistemático e não necessariamente limitado ao mencionado sector florestal. Para a decisão futura, aguardamos pelos resultados da avaliação contínua do orçamento”, enfatizou o diplomata finlandês.

Fonte: O País online - 10.11.2012

Sem comentários: