sábado, novembro 24, 2012

Vantagem da democracia multipartidária

Reflectindo: De repente a Província da Zambézia é muito importante – as mulheres recebem tractores, os líderes comunitários motorizadas, bicicletas. Sem dúvidas Zambézia ganha por Quelimane ter  eleito Manuel de Araújo, candidato do MDM. 

Líderes comunitários recebem meios circulantes


SETECENTOS líderes comunitários do distrito de Namarrói, na província da Zambézia, vão a partir do próximo ano, receber meios circulantes, nomeadamente, motorizadas e bicicletas como forma de dinamizarem a colecta de impostos e reforçarem a presença do Estado na base.

O governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, que revelou o facto há dias no final de uma visita de trabalho de quatro dias aos distritos de Milange e Namarrói, explicou   que tais  meios servirão igualmente de termómetro para avaliar o volume de receitas que cada um dos beneficiários irá cobrar nas áreas sob a sua jurisdição.

Indicou também que a medida vai possibilitar que os beneficiários se envolvam com mais empenho na mobilização da população sobre vários programas de governação, designadamente, saúde, alfabetização, reconstrução nacional, resolução de conflitos bem como o aumento de impostos.

Joaquim Veríssimo referiu que a distribuição dos meios circulantes será feita por categoria, cabendo aos líderes comunitários do primeiro escalão motorizadas, enquanto os do segundo e terceiros receberão bicicletas.

O governante afirmou igualmente que os líderes do segundo e terceiro escalões que mais se destacarem na colecta de impostos poderão receber motorizadas que serão retiradas aos do primeiro escalão, caso estes tenham um mau desempenho.

“Serão meios do Estado, por isso, devem ser usados com todo o cuidado”, advertiu, reconhecendo, porém, que a falta de transporte limitava o exercício pleno das actividades daquelas autoridades gentílicas.

Na ocasião, os futuros beneficiários enalteceram o facto de o Executivo estar a criar meios e condições de trabalho para melhorar o contacto com os cidadãos que vivem nas regiões do interior do distrito de Namarrói.

Entretanto, em Milange, os líderes comunitários informaram que o crime violento com recurso a armas de fogo está a recrudescer no distrito. De acordo com Vasco White, um dos intervenientes no encontro, os malfeitores estão a matar comerciantes estrangeiros que intervêm na comercialização agrícola e venda de produtos industrializados nas localidades, o que, na sua opinião pode retrair o investimento.

“Estamos a produzir e quem compra são esses que estão a ser mortos. Se a polícia não reforçar o patrulhamento haverá mais vidas perdidas e nós não vamos conseguir vender os excedentes da produção agrícola”, frisou, pedindo a intervenção do governador Joaquim Veríssimo, para a solução do problema do crime.

Já na vila municipal de Milange, o governador ficou informado que há problemas de insegurança. Os depoimentos de populares dão conta de assaltos protagonizados pelos marginais a trabalhadores e estudantes que frequentam o curso nocturno.

Entretanto, Alberto Mutiate, munícipe que interveio no comício orientado por Joaquim Veríssimo, disse ser oportuna a revitalização da ligação do policiamento comunitário e a PRM, de modo a melhorar e reforçar o patrulhamento no interior dos bairros daquela vila.

Veríssimo apontou na ocasião a necessidade de criação de mais núcleos de policiamento comunitário como forma de estancar a onda de crimes que são perpetrados por cidadãos conhecidos no seio da comunidade, bem como a denúncia dos malfeitores.

Fonte: Jornal Notícias – 24.11.2012

Sem comentários: