segunda-feira, dezembro 31, 2012

R. Centro Africana: Porta-voz da rebelião afirma que Bozizé deve partir e quer tomar Damara

Libreville - A coligação rebelde do Séléka pediu hoje (segunda-feira) a saída de François Bozizé, afirmando igualmente querer tomar Damara, última localidade a 75 quilómetros a norte de Bangui, em resposta a progressão de tropas governamentais em direcção as suas posições a 160 quilómetros da capital centro-africana, noticia a AFP.


"Bozizé deve partir, isto é claro, reclamam a sua partida, que ele deixe o poder", afirmou à AFP esse porta-voz do Séléka, Eric Massi. Ele afirmou que "uma coluna de oito veículos (governamentais) deixou Damara para atacar" as posições rebeldes em Sibut. Vão neutralizar esta coluna como fazem sempre, e irão segurar (tomar) Damara".

Domingo, o presidente centro-africano, François Bozizé havia ofertado um diálogo, propondo mesmo a formação de um governo de união nacional.

Posicionado em Sibut desde sábado, a rebelião não tem mais que a cidade de Damara a tomar para ter acesso à Bangui, acusando o poder de violência contra as populações civis e os próximos da rebelião.

O chefe da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), em missão de mediação na República Centro Africana, apelou domingo a rebelião de Séléka á não "transpor" a localidade de Damara, afirmando que "As forças da CEEAC (posicionadas em Damara) estão em estado de alerta máxima".


Fonte: Angolapress - 32.12.2012 (18:08)

Sem comentários: