sábado, janeiro 26, 2013

Cidade moçambicana de Xai-Xai "está deserta" devido à ameaça de cheias - empresário

A zona baixa da cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, sul de Moçambique, "está deserta", devido à ameaça de inundações na sequência da subida do caudal do rio Limpopo, relatou à Lusa um empresário da cidade.
Depois de deixar submersa a cidade vizinha de Chókwè, o Limpopo poderá provocar inundações na cidade de Xai-Xai, uma vez que o nível da água do rio tem aumentado nos últimos dias.
Num relato, feito por telefone, à Lusa sobre a situação que ali se vive, Ussemane Adamo, empresário de transportes e construção civil, descreveu a cidade como estando deserta, com o comércio fechado e as pessoas refugiadas na zona alta.
"Isto cá parece um feriado. Está tudo encerrado e a maioria das pessoas está em casa de familiares na zona alta ou em espaços criados pelo Governo", disse Ussemane Adamo.
Os serviços do Estado que funcionam na zona baixa também foram evacuados, devido ao receio de inundações, acrescentou o empresário.
Apesar das cautelas, o empresário, 44 anos, 30 dos quais vividos em Xai-Xai, acredita que esta época chuvosa não será como a das históricas cheias de 2000, quando houve perda de vidas humanas e avultada perda de bens.
"Não será gigantesco como em 2000", declarou Ussemane Adamo, referindo-se às cheias desse ano que geraram a mobilização internacional em solidariedade com Moçambique.
Paulino Maquenhane, que trabalha num projeto de construção civil com escritórios na zona alta da cidade de Xai-Xai, fala de um "êxodo" dos residentes da zona baixa, à procura de abrigo em bairros mais seguros da cidade.
"Está a chegar à zona alta gado e cabritos transportados a pé pelas famílias que saem da zona baixa", contou Paulino Maquenhane.
O Governo de Moçambique decretou o alerta vermelho para o Centro e Sul de Moçambique devido às inundações provocadas pelas fortes chubvadas que têm assolado o país, tendo sido retiradas milhares de pessoas das áreas afetadas pela subida das águas do Limpopo.
PMA // MLL.
Lusa/Fim
Fonte: Notícias sapo - 25.01.2013

2 comentários:

Unknown disse...

realmente é de lamentar acerca do ocorrido na zona sul do nosso pais, ainda hoje dia 26 a população encontra-se revoltada com a subida repentina do caudal. Com medo de que os condutores electricos sejam derrubados com a forte corrente das aguas que está se verficando.

Reflectindo disse...

Uma situacão muito preocupante.