domingo, janeiro 13, 2013

Greve de médicos sem solução uma semana depois do seu início

“Há uma total desconfiança dos médicos em relação ao Ministério da Saúde”.

A greve dos médicos entra hoje no seu oitavo dia, sem uma solução à vista. As partes, o Governo e a Associação Médica de Moçambique (AMM), continuam a acusar-se mutuamente de falta de abertura para solucionar o diferendo.
Segundo Agência Lusa, as partes envolvidas no conflito terminaram, na madrugada de sábado, um encontro sem qualquer acordo sobre o único ponto que os opõe e levou à paralisação das actividades dos médicos na passada segunda feira: o aumento salarial.
Em declarações ontem à “Lusa”, o presidente da AMM, Jorge Arroz, disse que pretende agora obter garantias do primeiro-ministro, Alberto Vaquina, sobre a questão salarial, porque “há uma total desconfiança dos médicos em relação ao Ministério da Saúde”.
Segundo Jorge Arroz, os membros da AMM consideram que um acordo apenas com o pelouro da Saúde pode não trazer bons resultados para os médicos, porque o Ministério da Saúde “não é a entidade competente para dar garantias devidas”.

Fonte: O País online - 14.01.2013

1 comentário:

V. Dias disse...

O que me preocupa mesmo (de verdade) é que, caso esta greve termina sem sucesso face às reivindicações dos médicos, haverá outra, silenciosa, feita nos leitos dos hospitais.

Ai a Frelimo não terá como intervir, como mandar a FIR, porque ela é uma aselha nesta área.

Também estranho a trampa da oposição que temos no país. Nem uma palavvra sobre o "assunto". Se disse, então disse pouco que a população de Namaita, em Nampula, não as pode ouvir....


Zicomo