quarta-feira, janeiro 23, 2013

Isabel dos Santos é a primeira bilionária africana

A filha mais velha do presidente de Angola, Isabel dos Santos, tornou-se na primeira bilionária africana, de acordo com a revista norte-americana Forbes.
As acções de empresas cotadas em Portugal, caso do BPI e da ZON, juntamente com activos em Angola, “elevaram o valor líquido [da fortuna de Isabel dos Santos] acima da fasquia de mil milhões de dólares, fazendo da empresária de 40 anos a primeira mulher bilionária africana”, segundo a pesquisa da Forbes.
Formada em engenharia no King’s College de Londres, Isabel dos Santos abriu o seu primeiro negócio em 1997 – um restaurante chamado Miami Beach, em Luanda.
A Forbes avalia a participação de 28,8 por cento na ZON em 385 milhões de dólares, os 19,5 por cento do BPI em 465 milhões de dólares e a participação no BIC, de Angola, em 160 milhões de dólares.
Fontes consultadas pela Forbes referem que tem ainda 25 por cento da operadora de telemóveis Unitel, participação que isoladamente vale “no mínimo mil milhões de dólares”, de acordo com analistas de telecomunicações.
Peter Lewis, professor da universidade norte-americana Johns Hopkins, afirmou à revista que o círculo presidencial e do MPLA “têm muitos interesses empresariais” e que as origens destes é “muito opaca”, havendo “completa falta de transparência” no país.

Fonte: Rádio Mocambique - 23.01.2013

4 comentários:

Anónimo disse...

Enriquecimento ilícito.

Anónimo disse...

Xiiiiiipa, isso e que e dinheiro meu! E um orgulho para Africa que as nossas irmas sabem fazer negocios. Isso nos da esperenco de um futuro melhor para o povo algum dia. Ouxala que em Mocambique apareca tambem uma bimilionaria ou ainda melhor muitas, quem me dera ser rico tambem

Fabiao Silvestre dos Santos Mangwawule

Anónimo disse...

Provavelmente a próxima bilionária africana será a Valentina Guebuza !!!

Anónimo disse...

Quando é branco pode ser rico, não tem problema. Quando é preto que é rico todo o mundo pergunta: “Esse preto onde é que roubou tanto dinheiro?” Branco é que pode ser empreendedor e ganhar muito dinheiro mas quando é preto que é empreendedor e ganha dinheiro todo o mundo chama-lhe de “ladrão”. Não é racismo barato esse?