quinta-feira, janeiro 17, 2013

Meio-irmão de Barack Obama lança-se na política no Quênia

O meio-irmão queniano do presidente americano Barack Obama, decidiu seguir o seu exemplo e aproveitar a sua fama para se lançar na política no Quênia batalhando pelo cargo de governador no próximo dia 4 de março.
Malik Obama, de 54 anos e candidato independente, explicou numa entrevista à AFP estar "inspirado e estimulado" pelo sucesso do seu meio-irmão mais novo, nascido do mesmo pai queniano, Barack Hussein Obama (1936-1982).
"Quando vejo o sucesso que o meu irmão teve nos Estados Unidos, acredito que estaria a abandonar o meu povo se não seguisse os seus passos (...) convertendo-me num líder abnegado, honesto e aplicado", declarou à AFP na casa familiar dos Obama em Kogelo, no oeste do país.
Economista, Malik Obama assegura que é o candidato perfeito para enfrentar "o ciclo sem fim da pobreza e do desemprego que o povo vive" e espera ser eleito como governador do condado de Siaya, que faz limite com o lago Victoria e ao qual pertence Kogelo, berço da família Obama.
"Posso dizer com segurança que, de todos os que querem o posto, sou o candidato mais bem posicionado", disse Malik Obama, que viveu a maior parte da sua vida adulta nos Estados Unidos. "Só com o meu nome tenho os contactos para trazer o desenvolvimento a Siaya" e aos seus 800 mil habitantes.
Embora afirme que segue o seu próprio caminho, coloca em evidência o seu nome diante dos seus adversários, entre eles o irmão mais novo do primeiro-ministro queniano Raila Odiga, diz não se reconhecer em nenhum partido queniano e acusa a classe política queniana actual de ter abandonado o povo.
Fonte: AFP in Rádio Moçambique – 17.01.2012
Nota: Malik Obama, meio-irmão do presidente dos Estados Unidos, fala a apoiantes em Kogelo, no Quênia/Foto: AFP

Sem comentários: