domingo, fevereiro 24, 2013

África do Sul vai publicar lista de funcionários públicos corruptos

O governo sul-africano vai publicar uma lista de todos os funcionários corruptos, anunciou este domingo o ministro da Justiça, Jeff Radebe, avançou a AFP.

"Nos próximos dias iremos publicar os nomes de todos os que foram condenados em casos de corrupção e de todos aqueles cujos bens foram congelados e confiscados pelo Estado (...) de modo a que o público possa saber quem são as maçãs podres da sociedade sul-africana", referiu o ministro aos jornalistas em Pretória.


Jeff Radebe salientou que os seus serviços estão a "trabalhar nos detalhes" e ainda a decidir se será necessário envolver os média eletrónicos, jornais, rádio ou televisão na publicação da referida lista.

Questionado sobre se a publicação desta lista poderá causar problemas jurídicos, o ministro da Justiça respondeu que os nomes já eram conhecidos uma vez que se trata de "informação pública" que está publicada nos "registos dos tribunais" pelo que "não há nenhum problema em nomear essas pessoas".

"Queremos que o público esteja ciente do que se passa", sublinhou o ministro, destacando os progressos feitos na luta contra a corrupção na África do Sul.

Funcionários municipais são os mais corruptos

De acordo com a classificação internacional estabelecida pela ONG "Transparência Internacional", atribuída em função do grau de perceção da corrupção, a mesma está a piorar na África do Sul, tendo o país perdido 15 posições num ano, baixando do 64.º para o 79.º lugar.

A ONG sul-africana "Corruption Watch" estima que os funcionários municipais são os mais corruptos no dia-a-dia, reunindo 22% das queixas recebida em 2012, seguindo-se a polícia de trânsito com 14,4% e os funcionários da área da educação (11%).

A Comissão de Serviço Público (oficial) manifestou recentemente a sua preocupação perante a corrupção dos funcionários, muitos dos quais a gerir empresas comerciais com os seus próprios serviços.

esde 2004, mais de 1500 funcionários públicos foram demitidos por corrupção e uma pequena parte dos montantes em jogo foram recuperados.

Contudo, e de acordo com a Comissão de Serviço Público, a maior parte dos contratos duvidosos não são relatados.

Fonte: Rádio Mocambique - 25.02.2013

Sem comentários: