sexta-feira, março 22, 2013

Embaixador norte-americano apela à Renamo para participar nas eleições moçambicanas

O embaixador norte-americano em Maputo, Douglas Griffits, apelou à Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, a reconsiderar a sua decisão de boicotar os atos eleitorais, para não limitar as alternativas políticas no país.

Falando aos jornalistas, Douglas Griffits disse que a representação diplomática norte-americana em Maputo reuniu-se com a bancada parlamentar da maior força política da oposição moçambicana para a convencer a repensar a decisão.
"O povo merece eleições transparentes, livres e inclusivas e mais alternativas. A não-participação da Renamo limita as alternativas", disse o diplomata, que não precisou a data do encontro, nem a resposta obtida da parte da bancada parlamentar da oposição.
A Renamo tem ameaçado boicotar as eleições gerais e autárquicas em Moçambique, por discordar da lei eleitoral recentemente aprovada no Parlamento, considerando que não cria condições de integridade do processo eleitoral.
Esta semana, o partido liderado por Afonso Dhlakama boicotou a constituição de uma comissão 'ad-hoc' parlamentar para selecionar membros da sociedade civil para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), aprovada em 2012 ao abrigo da nova lei eleitoral.
A CNE será constituída por 13 membros, dos quais oito escolhidos pelos três partidos com representação parlamentar - Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, com maioria absoluta, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
MMT // VM
Fonte: Lusa - 22.03.2013

Sem comentários: