terça-feira, março 26, 2013

Governo quer circuncidar dois milhões de moçambicanos até 2017

O governo moçambicano pretende circuncidar cerca de dois milhões de indivíduos do sexo masculino em cinco anos, visando prevenir a infecção com o VIH, vírus que provoca a SIDA, noticiou a Lusa.

A iniciativa, uma parceria entre o Ministério da Saúde (MISAU) de Moçambique e uma organização não-governamental da área da saúde, denominada JHPIEGO, vai oferecer serviços gratuitos de pequena cirurgia e circuncisão masculina a homens com idades compreendidas entre os 14 e 49 anos.


Na segunda-feira, as autoridades sanitárias moçambicanas lançaram o Programa Nacional de Expansão de Circuncisão Masculina, aprovado em Março de 2009. 

O director do Programa Nacional de Circuncisão Masculina, Jotamo Comé, disse que o executivo moçambicano "está a trabalhar com os parceiros para alcançar o objectivo pretendido, que é de fazer circuncisão a dois milhões de homens" até 2017. 

"Neste momento estamos a trabalhar com 25 unidades sanitárias nas províncias que registam um maior índice de seroprevalência no país", disse Jotamo Comé, assinalando que, até 2017, a ideia é "atingir 80 por cento do grupo de risco".

"Acreditamos que vamos conseguir, pois já estamos a ter muita adesão e chegamos a fazer circuncisão a mais de 70 pessoas por dia. As pessoas também têm em mente que se pode circuncidar a qualquer época do ano e não só no inverno como pensavam", disse Jotamo Comé. 

Nos últimos cinco anos, o MISAU e a JHPIEGO realizaram cerca de 140 mil circuncisões em todo o país. 

A circuncisão é considerada como um meio suplementar de prevenir e reduzir o risco de transmissão heterossexual do vírus da SIDA, anunciou a Organização Mundial de Saúde, que aplica a medida sobretudo em países com elevadas taxas de transmissão heterossexual do vírus.
  
De acordo com estudos realizados, a circuncisão pode permitir reduzir em cerca de 48 a 60 por cento o risco de transmissão heterossexual do VIH ao homem. 


Actualmente, estima-se que 30 por cento da população masculina mundial (665 milhões de homens) seja circuncidada.

Fonte: Angolapress – 26.03.2013 

2 comentários:

Acanhes disse...

Estou mesmo a ver, daqui a uns tempos, o Sr. "João" dizer:
"Ahhh, mas na televisão disseram que eu ia evitar SIDA se fizesse circuncisão..."
Tem que haver uma campanha MUITO forte neste âmbito... explicar que não se evita nada, apenas reduz o risco (muito pouco, na minha opinião)

Reflectindo disse...

Isso é verdade.