terça-feira, março 26, 2013

Yutongs de Zucula estão avariados e vão a abate

Consumou-se o que já estava previsto: quase todos os autocarros de marca chinesa Yutong, adquiridos entre 2006 e 2007 pelo governo através da extinta Transportes Públicos de Maputo, estão avariados e a companhia quer desfazer-se das viaturas.
A actual Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM) lançou ontem, no jornal Notícias, um anúncio de abate, onde torna público que vai proceder à alienação de 33 autocarros e três viaturas ligeiras, todos imobilizados.
Dos 33 autocarros, 25 são de marca Yutong, importados da China, com fundos públicos nos últimos sete anos.
A ideia era atacar a gritante falta de transporte de passageiros nas cidades de Maputo e Matola. Mas o que parecia um alívio tornou-se um pesadelo e um enorme fardo. Cada um dos autocarros custou 141 mil dólares norte-americanos, totalizando cerca de 3,5 milhões de dólares. O dinheiro foi investido para adquirir viaturas que só duraram seis a sete anos.
Ora, neste momento, a Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo dispõe de viaturas que foram adquiridas antes dos Yutongs e circulam normalmente entre as cidade de Maputo e Matola. Ler mais

Sem comentários: