terça-feira, abril 23, 2013

Chefes de quarteirões em Namiepe forçam jovens a filiarem-se à Frelimo

Alguns chefes de quarteirões da Unidade Comunial de Namiepe, no bairro Namicopo, arredores da cidade de Nampula, organizados em comissões de trabalho, encontram-se a realizar uma campanha de inscrição "obrigatória" de jovens com o intuito de passarem a fazer parte do partido Frelimo.


Os responsáveis por esta tarefa, escalam casa por casa fazendo a inscrição de jovens de idades compreendidas entre 18 e 35 anos alegadamente para este grupo-alvo participar nas reuniões do partido e, posteriormente, receber os cartões de membro.

Alguns jovens que falaram à Reportagem do @Verdade se queixara desta prática e consideram que não têm onde fazer a denúncia. Segundo os nossos interlocutores, esta situação ocorre sempre que se aproximam os dias das eleições, por isso, especulam que a medida visa engrossar a lista dos membros daquela formação política com idade para votar.

Amade Júnior Fabião, de 20 anos de idade, disse-nos que os chefes de quarteirões o abordaram em sua casa proferiram ameaças tais como quem não aderir ao processo corre o risco de enfrentar barreiras na tramitação de documentos cuja aquisição e validade dependem do aval das autoridades dos secretários dos bairros de Namiepe e Namicopo.

Por seu turno, o porta-voz da Frelimo, Galiza Matos, desmentiu o facto justificando que os formulários de membros da sua formação política são preenchidos de forma voluntária e não existe qualquer tipo de pressão para os cidadãos, em particular os jovens, se filiarem ao partido no poder.
De acordo com Galiza Matos, na cidade da Ilha de Moçambique, por exemplo, mais de 100 jovens abandonaram as suas formações políticas (MDM e Renamo) para serem militantes da Frelimo.
Fonte: @VERDADE – 22.04.2013

Sem comentários: