terça-feira, abril 16, 2013

Guebuza é intransigente


“O Chefe do Estado moçambicano não é flexível, não é pelo diálogo..." A activista dos Direitos Humanos, Alice Mabota, acusa o presidente da República, Armando Guebuza, de ser intransigente e de não mostrar vontade de dialogar sobre assuntos que interessam e inquietam os moçambicanos.

A presidente da Liga dos Direitos Humanos, que falava hoje numa conferência de imprensa sobre a situação política do país, com destaque para a tensão e onda de violência em Muxúnguè, referiu que o silêncio de Armando Guebuza causa estranhesa e sugere cumplicidade no assunto.






“O Chefe do Estado moçambicano não é flexível, não é pelo diálogo e ninguém entende o que vai na sua alma e no seu pensamento ao deixar que uma coisa como a violência de Muxúnguè ocorra. O presidente Chissano era uma pessoa que primava pelo diálogo e, por isso, havia tranquilidade no país, diferentemente do actual Chefe do Estado que não prioriza o diálogo e entendimento”, afirmou a activista.


Mabota diz não entender por que usar a força para resolver as reivindicações da Renamo, uma vez que as mesmas são de natureza política.

 “A questão dos homens Armados da Renamo a que, de forma recorrente, as autoridades se referem quando se aproximam os pleitos eleitorais é um problema político e não criminal, uma vez que deriva dos Acordos Gerais de Paz e deve ser resolvido como tal”, disse.

Fonte: O País online - 16.04.2013

10 comentários:

Anónimo disse...

Nao concordo com esta mulher, ela propria e vitalicia seu cargo nao da lugar a mais novos. Ha seculos que dirige a instituicao. Pessoalmente como cidadao que nao pertenco nem a renamo nem a frelimo, penso se alguem usa armas e mata outros deve ser julgado e condenado, independentemente da sua filicao partidaria. O Senhor Dhakama diz que ordenou os seus a pegar em armas, isso e crime.Estou certo de que se o jovem Simango, manda-se alguem disparar contra a populacao ou policia, seria logo condenado, mas o Dhakama e tratado de uma maneira especial, pode impunemente matar, ter armas etc e todo o mundo diz que pode, que isso nao e crime, e parte do acordo de paz, que teve lugar a seculos. EU NAO CONCORDO. Crime e crime

Anónimo disse...

Nguiliche

Caro anonimo, pela forma como coloca as suas ideias, transparece a ideia de ser dogmático. Pergunta por que a PGR nunca "julgou" ninguém por ter queimado bandeiras de oposição, se isso acontece todos os dias. Esta voz(Alice) é de facto incomoda e deveria ir a reforma, mas muitos moçambicanos injustiçados precisam dela! O governo colonial também podia ter apreendido Mondlane e Samora e manda-los para o tribunal, mas por esses nao eram quaisquer, não o fez. O acto para constituir crime depende dos elementos que são usados para avalia-lo. O elemento que foi usado pelos portugueses para avalair a guerra da Frelimo, dava interpretaçao de crime, por que violava certa Lei que regulava o comportamento dos cidadãos na altura. Fique calmo, e reflicta um pouco.

Anónimo disse...

o país precisa ser esclarecido, a dra. Alice é necessária para incomodar alguns intocáveis e gananciosos do poder. eu pessoalmente coroboro a o autor do segundo comentário. Será que alguém vai ser julgado no Chokwé por ter invadido a delegação do MDM? Em dondo impediram o MDM de reunir com os seus simpatizantes isto não é uma violação da lei mãe?

Anónimo disse...

Alice é realista apartidaria ñ é como esses outros implicito imcosciente.

Reflectindo disse...

Caro primeiro anónimo,

De que mulher o senhor está a falar? Alice Mabota tem nome e merece respeito independentemente se concordas com ela ou não. Ela nunca fala em anonimato para faltar respeito aos outros concidadãos.

Por favor anónimo, tu deves procurar o comunicado do MDM sobre o caso Muxúngwè e lê-lo antes de falares de Daviz Simango.

Abraço!

Anónimo disse...

Acho mal que os partidos provenientes de bandidinhos armados e desertores destes não dediquem o tempo k resta a suplicar pelo perdão no maravilhoso povo da pérola do indico,inteligente eleitorado que prepara_se para mais uma vez penalizar aos cuplices pelo sangue deramado durante 16anos de guerra,pelo lixo em alguns municípios em particular destaque de Beira e Quelimane. Nós a juventude pedimos maior consciência aos k tentam fomentar intrigas nos leitores por comentários cheios de compromissos. Obrigado a os k buscam nos a paz mesmo k outros tentem afunda_la.

Anónimo disse...

Vao a merda o primeiro. Anonimo e o penultimo. Ainda estao lambendo!

Unknown disse...

Se o Anonimo nao e Guebuza entao e uma crianca de 1995 que nao vive os problemas do Pais e nem se quer tem nocao.

Unknown disse...

Se o Anonimo nao e Guebuza entao e uma crianca de 1995 que nao vive os problemas do Pais e nem se quer tem nocao.

Anónimo disse...

Thіs post is worth еvеryone's attention. Where can I find out more?

Feel free to surf to my web page - hcg drops for weight loss