segunda-feira, abril 22, 2013

Observatório Eleitoral denuncia falta de transparência no processo

Na selecção de membros das comissões provinciais de Eleições.

A indignação é subscrita pelos Conselho Cristão de Moçambique (CCM); Conselho Islâmico de Moçambique (CISLAMO); Igreja Católica; Liga dos Direitos Humanos; Associação Moçambicana para o Desenvolvimento e Democracia (AMODE); Fórum para a Educação Cívica (FECIV);  Organização de Resolução de Conflitos (OREC);  Centro de Estudos de Democracia e Desenvolvimento, entre outras.
Algumas organizações filiadas no Observatório Eleitoral dizem-se agastadas com a forma como decorreu o processo de selecção de personalidades da sociedade civil para candidatos a membros das Comissões Provinciais de Eleições.


As mesmas afirmam que o processo esteve enfermo de atropelos aos dispositivos legais, bem como aos princípios de transparência, ética e publicitação dos actos.

“O Observatório Eleitoral torna pública a sua indignação e não conformação com a forma como o processo foi conduzido, uma vez que o mesmo foi enfermo de vícios e atropelos à lei”, refere um mini-relatório apresentado por esta plataforma.

A referida carta de indignação foi subscrita pelos Conselho Cristão de Moçambique (CCM); Conselho Islâmico de Moçambique (CISLAMO);  Igreja Católica; Liga dos Direitos Humanos (LDH); Associação Moçambicana para o Desenvolvimento e Democracia (AMODE); Fórum para a Educação Cívica (FECIV); Organização de Resolução de Conflitos (OREC); Centro de Estudos, Democracia e Desenvolvimento (CEDE), entre outras.

Fonte: O País online - 23.04.2013

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tambem estou indignado,pois penso que as eleicoes sao somente para os que tem consiencia limpa e nao para corruptos ou badidos armados, temos que livrar o pais de todos os que tem tido este tipo de comportamentos. Nos temos homens capazes neste pais, por exemplo o prof. Dinis Machungo, o Dr. Vasco Natitima, O Prof Leonardo Mavimbe, o sr. joao Carlos Tembe, o Santinho, e outros que nao aparecem em jornais e televisao, mas sao de grande valor intelectual. Eu penso que e questao de tempo quando esses todos oportunitas metidos nessas Frelimos, Renamos, MDM irao ser varidos pela historia.