terça-feira, abril 16, 2013

PDD denuncia preparação de injustiça e fraude no processo

No pleito autárquico de Novembro próximo

... E contesta a eleição de Daniel Ramos para presidente da Comissão Provincial de Eleições

A Comissão Política Provincial do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento (PDD), em Nampula, está contra a eleição de Daniel Ramos para presidir a Comissão Provincial de Eleições.
É que, segundo o PDD, a legislação reguladora dos processos eleitorais diz que a presidência das Comissões Provinciais de Eleições deve ser ocupada por membros da sociedade civil.

Isidro Ali Assane, presidente da Comissão Politica do PDD em Nampula, disse estar “profundamente chocado” com a sociedade civil de Nampula, tudo porque não foi capaz de reconhecer que Daniel Ramos é membro assumido do partido no poder.

Na verdade, Daniel Ramos é professor e membro da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Entre os anos 2009-2011, desempenhou o cargo de administrador do distrito costeiro de Moma.

Ele é, também, membro da Organização Nacional dos Professores (ONP), a mesma que, alegadamente, lhe propôs à CPE.

“A regra é de o presidente da Comissão de Eleições ser proveniente de uma organização da sociedade civil, e nós estamos espantados quando assistimos a um membro da Frelimo, que há bem pouco tempo foi administrador de um distrito e membro do Comité Provincial do mesmo partido, a tomar posse neste órgão em nome da sociedade civil. Agora a nossa pergunta é: o senhor Ramos é membro da sociedade civil”, questionou-se a fonte, visivelmente desapontada.

Para Isidro Ali, o que está a acontecer dá razões bastantes à Renamo, porque não se justifica que um membro do Comité Provincial do Partido no poder venha a chefiar um órgão desta natureza.

Depois de considerar a eleição de Daniel Ramos como “manobras perigosas”, ele precisou que nas eleições autárquicas de Novembro próximo nada de transparente e justo se pode esperar, porque o órgão que gere o processo eleitoral é dominado pelo partido de Armando Emílio Guebuza.

Lembre-se que até ao momento, dos onze membros do órgão tomaram posse nove, entre os quais, três pertencentes ao Partido Frelimo, um do MDM e cinco da sociedade civil, que inclui o respectivo Presidente, Daniel Ramos. SL

Fonte: O NACALENSE in Mocambique para todos– 15.04.2013

1 comentário:

Reflectindo disse...

Dou razão aqueles que suspeitam que a FIR a mando da Frelimo foi provocar fogo em Gôndola e Muxungwè, para nos entreter e em particular aos jornalistas enquanto se ia montar equipas de falcatruas em todo o país.