terça-feira, abril 16, 2013

Zimbabwe retoma a sua terra: Reforma agrária no Zimbabwe


Lançamento de um novo livro de
Joseph Hanlon, Teresa Smart e Jeanette Manjengwa


Zimbabwe retoma a sua terra: Reforma agrária no Zimbabwe

Quarta-feira dia 17 de Abril, 17.30
Associação Moçambicana de Fotografia Av. Julius Nyerere, 618, Maputo

Oradores: Professor Dr. João Mosca e Teresa Smart

A história da reforma agrária no Zimbabwe que não é aquela que se espera                


Quando 170,000 agricultores negros ocuparam 4,000 quintas de farmeiros brancos no Zimbabwe em 2000, o movimento provocou ondas de choque por todo o mundo. Passados dez anos, em Zimbabwe Takes Back Its Land, conclui-se que os novos agricultores estão a andar relativamente bem, melhorando as suas vidas e produzindo cada vez mais, em especial desde que o dólar dos EUA passou a ser a moeda corrente local. 
Mesmo sem pôr de lado as devastações provocadas pela governação de Mugabe e admitindo que membros das elites perto do Presidente beneficiaram das suas larguezas, o livro contraria as narrativas dominantes na imprensa sobre opressão e estagnação económica no Zimbabwe.  Hanlon, Manjengwa e Smart, demonstram como, apesar da violência política e duma inacreditável hiperinflação, os cidadãos comuns do Zimbabwe assumiram os seus destinos com espírito inovador e criatividade.

Este livro levanta questões de interesse para Moçambique. No Zimbabwe, pequenos agricultores com 5 a 20 hectares, estão a demonstrar que são mais produtivos que os agricultores das enormes propriedades mecanizadas que eles foram substituir. E empregam mais trabalhadores e fazem mais pela para reduzir a pobreza.  Moçambique tem dado a maior ênfase ao grande investimento estrangeiro em agricultura.  Pode a experiência do Zimbabwe sugerir que Moçambique deveria dar mais apoio aos agricultores comerciais de média dimensão?

Sem comentários: