sexta-feira, junho 21, 2013

Chefe do departamento de informação da Renamo detido

O chefe do Departamento de Informação da Renamo, principal partido da oposição moçambicana, foi detido na madrugada de hoje, aparentemente na sequência das ameaças que o movimento proferiu na quarta-feira, disse hoje à Lusa o porta-voz do partido.
Jerónimo Malagueta, que tem a patente de brigadeiro, anunciou em conferência de imprensa na quarta-feira que a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) iria recorrer aos seus homens armados, para impedir a circulação rodoviária e ferroviária no centro do país, contra uma alegada concentração do exército nas antigas bases militares do movimento, onde o seu presidente, Afonso Dhlakama, se reinstalou em finais do ano passado.
Em declarações hoje à Lusa, o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga, afirmou que Jerónimo Malagueta foi levado hoje da sua residência em Maputo pela polícia, para o comando da corporação.
"Não restam dúvidas de que a sua detenção está relacionada com as declarações que fez na quarta-feira", afirmou o porta-voz da Renamo.


Jerónimo Malagueta foi comandante na guerrilha da Renamo contra o governo da Frelimo e, depois dos acordos de paz, de 1992, integrou o exército unificado.

Entretanto, ex-guerrilheiros da Renamo atacaram hoje de manhã um autocarro de passageiros e um camião de carga na região de Machanga, Sofala, centro de Moçambique, e fizeram um ferido, confirmou à agência Lusa fonte governamental.

Arnaldo Machowe, administrador do distrito de Chibabava, disse que elementos da Renamo "metralharam" um autocarro da empresa transportadora Etrago, que não terá obedecido a ordens para parar, e um camião de carga, que ficou imobilizado.

Fonte: @Lusa – 21.06.2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava desaber as causas fundamentais desta greve (guerra) que a Renamo ta a protogonizar novamento, e a consequencia disso morrem pessoas inocentes. E tambem gostava que a Frelimo nao adiresse estas tentivas de Guerra. O nosso Pais esta em via de Desenvolvimento e nao devia existir este tipo de acontecimentos a esta altura.