terça-feira, junho 11, 2013

FRELIMO DEMITE SECRETARIADO DA OMM

O partido no poder em Moçambique, a Frelimo, destituiu esta Segunda-feira o secretariado do seu braço feminino, a Organização da Mulher moçambicana (OMM). 

O jornal “O Pais”, editado em Maputo, escreve na sua edicao de hoje que com a medida cessaram funções a respectiva Secretária - geral, Amélia Fraklim, e Violeta Langa e Elisa Amisse, membros do secretariado nacional.


A exoneração desta equipa eleita em 2011 segue-se a uma outra ocorrida em Maio último e que recaiu sobre o secretariado da Organização da Juventude moçambicana (OJM), o braço juvenil da Frelimo até então liderado por Basílio Muhate.

A fonte adianta que a queda do secretariado da OMM, por razoes de ordem interna, já vinha sendo ventilada desde a altura em que foi destituído o secretariado da OJM. 

“O Pais”´ avança que tudo indica que a direcção da OMM foi demitida por desalinhamento com o partido, tal como aconteceu com a OJM. 

Os sinais de desinteligências, segundo a fonte, iniciaram no decurso do X Congresso da Frelimo, ocorrido na província nortenha de Cabo Delgado, quando a OMM tentou avançar com a candidatura da antiga primeira-ministra e ministra das finanças, Luísa Diogo, para o cargo de Secretaria-Geral da Frelimo, na perspectiva de sucessão. 

Este mesmo jornal indica que a OJM e a OMM são as principais forças de campanha eleitoral do partido governamental e a sua destituição nesta fase de organização de eleições, nomeadamente as autárquicas de 20 de Novembro próximo, pode desestabilizar algumas estratégias da cinquentenária Frelimo.

Fonte: AIM - 11.06.2013

Sem comentários: