quinta-feira, junho 27, 2013

Líder associativo critica as mobilizações de protestos da Frelimo contra a Renamo

Presidente da Associação Cristo Rei, considera que a liberdade com a qual o partido no poder protesta contra alegados actos da Renamo no centro do país, devia ser observada noutros momentos, e dá exemplos

O Presidente da Associação Cristo Rei que tem vindo a trabalhar com as camadas mais desfavorecidas na Província Moçambicana de Nampula, Mendes Fanito, lançou hoje duras criticas contra o Partido Frelimo por aquilo que chamou de incitar o povo a mostrar o seu repúdio contra os ataques no centro do país.


No último fim-de-semana e esta semana a sociedade civil próxima ao partido no poder organizou à escala nacional, ondas de protestos contra os ataques perpetrados, alegadamente,  pelos guerrilheiros da Renamo e que ditaram a morte de civis. Porém, segundo Mendes Fanito, a manifestação não tinha razão de ser, porque como disse “a mesma Frelimo matou 300 pessoas em Montepuez, Cabo-delegado depois das eleições de 2008 e outras trinta pessoas em Mogincual, Nampula, a sensivelmente três anos”,  e não organizou e nem permitiu a realização de nenhuma manifestação de repudio.

Mendes Fanito classificou de sentimental, o que alegadamente a Frelimo e o seu governo vem realizando nos últimos tempos. “ Porque é a Frelimo que está no poder, pode matar pessoas nas cadeias e ninguém se manifesta contra. Mas quando são os outros a organizar  protestos,  não permite que esses protestos tenham lugar” disse a nossa fonte,  a qual sustenta que a Frelimo monopoliza o país.

Francisco Ampuaia é secretario do Comité da Cidade da Frelimo em Nampula. Embora não tenha querido gravar a entrevista para a VOA,  em conversa com a mossa reportagem começou por questionar se  a fonte da Voz da América estava satisfeita com o que a Renamo tem vindo a fazer  no centro do País,

Ampuaia disse que a marcha realizada fim-de-semana não foi organizada pela Frelimo, mas sim, pelos munícipes da cidade de Nampula e a sociedade civil de que alegadamente a nossa fonte faz parte.

“Se ele é da Renamo fica com a Renamo dele”, disse Francisco Ampuaia, considerando que o autor dessa acusação era um dos enviados da Renamo.

Sobre outras acusações ou seja sobre as matanças de Montepuez e Mogincual, a fonte não quis se pronunciar.

Fonte: VOA - 26.06.2013

5 comentários:

Anónimo disse...

Mendes apresente provas kontra a Frelimo e vamos te apoiar . Mas recorde se nao e es santinho o teus remorcos de consiencia potem vira tona . Se tens razao e estas limpo conte com nosco. Casio contrario desenrasque sozinho

Reflectindo disse...

Que provas precisas? De que houve massacres em Montepuez, Aiube, Mogincual?

Então, tu não conheces sabes sobre esses acontecimentos?

Afro-NewEra disse...

Como é que um indivíduo com acesso a internet pode expressar se como o anónimo acima?...

Reflectindo disse...

Afro-NewEra, são as pessoas que não querem aprender. Andam com medo ao invés de juntar às vozes que denunciam os crimes contra os direitos humanos.

Gostado disse...

Até ñ é só 300 mais q ixo. xegundo a fonte da renamo