terça-feira, junho 11, 2013

População espanca recolhedor de cartões de eleitor

A população do bairro de Sangariveira, Posto Administrativo Urbano nr 2, na autarquia de Quelimane, centro do pais, espancou na semana finda um suposto recolher de cartões de eleitor nos postos de recenseamento eleitoral.

Dados em nosso puder indicam que tudo começou quando um grupo de jovens que não vivem naquele bairro, chegaram no posto de recenseamento instalado naquela zona e quando lá chegaram, espalharam-se aguardando as pessoas  mais idosas que saíssem dali com os seus cartões de eleitor.
Mas como a prática não era nova, conforme noticiamos na nossa edição anterior, alguns moradores daquele bairro, enfurecidos, foram pedir contas para entenderem de facto quais eram os propósitos da recolha de cartões  de eleitor da população.
A explicação não foi convincente e ai os ânimos começaram a exaltar.
O suposto recolhedor de cartões de eleitor, alegou que estava a fazer o seu trabalho, porque alguém havialhe mandado. Aqui começou a “luta”.
A população maioritariamente jovem, quis saber quem  era o suposto  mandante. O jovem recolhedor de cartões omitiu e apenas foi dizendo que estava cumprir ordens.
Como a resposta não era do agrado dos que exigiam explicações, eis que o referido jovem, foi convidado a retirar-se do local. Também resistiu sair do local, facto que azedou mais os ânimos das pessoas.
Dai, começou o empurra aqui, empurra ali. Os empurrões foram aumentando até que começou um aglomerado. A resistência manteve-se e dai, começou  a retirada forçosa do jovem,  que teimava em não ceder o pedido dos populares de boas maneiras.
Agente da polícia confirma que há jovens que recolhem cartões
Entretanto, o agente da polícia afecto a aquele posto de recenseamento quando indagado pelo nosso repórter para se explicar em torno deste assunto, este disse apenas que viu este sururo, mas assegurou que tudo foi fora do local do recenseamento, ou seja, fora do perímetro  onde  decorre  o recenseamento,  dai  que  nada perturbou  o  decurso normal  do processo.
Sobre os tais jovens que recolhem cartões, aquele agente da polícia disse que tem visto um grupo de jovens que tem estado naquele posto levando cartões de eleitores sobretudo das pessoas mais velhas.
“Não sei no concreto porque fazem, mas tenho visto aqui”-rematou o agente.
No Cololo também há recolha de cartões
Afinal quando  se  pensava  que  a recolha de  cartões  acontecia apenas em  Sangariveira,  Icidua  e  Janeiro, eis  que  o nosso  repórter testemunhou  esta  segunda-feira  no posto  de  recenseamento  de  Cololo, onde  um  cidadão  que vinha  numa mota  de  marca  xintian,  chegou  ao posto carregado de um outro fulano e deixou-o. O nosso repórter atento, foi seguindo e dai, o referido  cidadão interpelou  uma  cidadã  de  nome Afonsina  Lemos,  residente  naquela zona  e  levou-lhe  o  cartão  de  eleitor tendo  retirado  apenas  o  número  de cartão e dai devolveu.
Quando  se  apercebeu  de  que alguém  estava  seguindo  os  seus movimentos, eis que este fulano que nem  sequer identificação  tinha, afastou-se.  Refira-se  que  esta situação  tem vindo a ganhar terreno nos  postos  de  recenseamento da cidade  de  Quelimane  e  alguns círculos  começam  a  equacionar vários  cenários  políticos,  que oportunamente iremos avançar.
Fonte: Diário da Zambézia  in Mocambique para todos – 11.06.2013

Sem comentários: